Saúde e Bem-estar

Mudanças de hábitos auxiliam na hora de organizar a agenda

De acordo com o médico psiquiatra Alberto Iglesias, é possível organizar a rotina com inteligência para fazer mais coisas durante o mesmo tempo disponível

A sensação é que não há horas suficientes em um dia para fazer todas as tarefas. A mudança de alguns hábitos e algumas habilidades básicas de organização e gerenciamento de tempo podem ajudá-lo a maximizar as horas do seu dia. De acordo com o médico psiquiatra Alberto Iglesias, é possível organizar a rotina com inteligência para fazer mais coisas durante o mesmo tempo disponível. 

“Um mapeamento das atividades diárias podem mostrar quanto tempo é desperdiçado ao longo do dia em comparação ao total de trabalho realizado. Na agenda, colocar na lista de tarefas as coisas simples como preparar o café da manhã das crianças, ou o almoço e as faxinas domésticas também devem fazer parte do planejamento” disse.

A agenda virtual ou aquela mesmo de papel pode ajudar. “Após fazer o levantamento das tarefas diárias, bem como o tempo gasto em cada uma delas, passe todas essas informações de forma organizada para um caderno ou agenda. Ao fazer isso e enxergar esses dados em uma só folha, você poderá identificar possível padrões e, provavelmente, as áreas nas quais está desperdiçando seu tempo” diz. 

Outra dica é categorizar alguns tipos de atividades. “Tarefas do trabalho devem estar incluídas juntas, enquanto outras relacionadas a casa e a vida pessoal em outra lista” explica.

O médico fala que o descanso também deve fazer parte da lista, assim como as atividades de lazer. Depois de criar um cronograma com um controle maior sobre a divisão do seu tempo, comece a fazer alguns ajustes à sua programação. 

“Não se esqueça de identificar as áreas que não podem ou não devem sofrer reduções de tempo. Não é somente pelo fato de que uma atividade leva bastante tempo que esse tempo seja desperdiçado. No trabalho, existem o profissional que precisa de tempo para criar, por isso é bom dedicar bastante tempo a isso” diz.


ARTIGO

Multiplicar o tempo. Pra quê? Pra quem? – Por Roberta D’albuquerque

Em um artigo do fim de janeiro deste ano, do Ideiasted.com, a jornalista Mary Halton nos presenteou com um texto que desde então faz eco aqui na minha cabeça. A matéria me pegou pelo título: “Multiplique seu tempo com 4 perguntas sobre cada uma das tarefas da sua to do list.” E seguiu entregando o que prometia já na primeira frase: “OK, este texto não vai lhe dizer como conseguir dias de 38 horas (mas estamos trabalhando nisso!)”. As dicas de Halton são baseadas em um estudo do consultor de liderança americano Rory Vaden e antes de continuar minhas observações sobre todo esse pacote – Deus me livre de te fazer perder tempo, que horror! – listo as perguntas que, segundo Halton e Vaden, devem ser feitas à sua lista, lá vai:

1.    Consigo eliminar essa tarefa?

2.    Se não consigo eliminá-la, é possível automatizá-la?

3.    É uma tarefa que pode ser delegada?

4.    Preciso fazer isso agora ou posso fazer depois? 

É claro que aqui, falamos da produtividade nos negócios. E as tarefas sobre as quais autora e pesquisador se referem são muito provavelmente planilhas, relatórios, reuniões, conferências e afins. Mas, meu ouvidinho de psicanalista não consegue enxergar nenhuma outra coisa se não as lições de casa psíquicas. A agenda interna que temos conosco e que facilmente se encaixa na lista acima. 

Imagine que há uma questão pendente aí do outro lado desse texto. Sim, com você mesmo que me lê agora. Não estou dizendo que há – ai de mim. É um exercício, imaginemos. Pois se há uma questão, um incômodo, algo que nos diz que a vida não pode continuar como está, qual é nossa primeira tentativa? 1. Eliminar. E se eliminar não for possível? 2. Joga no automático e espera resolver sozinho. Não deu? 3. Delega! Nada ainda? 4. Deixa pra depois. 

É ou não é? Minha gente, não quero ser eu a dar a má notícia, mas o dia pode ter 38 horas, 48, 58, quantas horas o trabalho duro de Mary Halton conseguir nos oferecer num futuro próximo, a lista de tarefas pode ser analisada, refeita, questionada, por Rory Vaden, por mim, por você, mas a vida pede seu próprio tempo e olhar para nós está para além da produtividade. Requer coragem, requer mais do que truques e dicas. E é preciso, é urgente. Há de trabalhar. Boa semana queridos.