O Ministério da Saúde selecionou 12 médicos especialistas para atuarem em Roraima em locais com déficit desses profissionais. A medida faz parte da primeira chamada do programa Agora Tem Especialistas, que selecionou 501 médicos para todo o país. Eles foram distribuídos em 212 municípios das 26 unidades federativas e do Distrito Federal. Os atendimentos devem começar em setembro.
No Norte, Roraima é um dos sete estados contemplados, com um total de 66 profissionais distribuídos na região. O Pará terá 27 especialistas; Amazonas, 10; Rondônia, 7; Acre, 5; Tocantins, 3; e Amapá, 2.
De acordo com o ministério, 67% dos médicos atuarão em áreas como cirurgia geral, ginecologia, anestesiologia e otorrinolaringologia. Eles vão reforçar hospitais, policlínicas e unidades de apoio diagnóstico e terapêutico, com o objetivo de reduzir o deslocamento de pacientes para grandes centros urbanos.
Entre os selecionados, 131 profissionais que atuavam apenas na rede privada passam a atender pelo SUS. Todos os médicos participantes receberão cursos de aprimoramento de 12 meses. A bolsa-formação é de até R$ 20 mil, definida de acordo com a vulnerabilidade social e sanitária das localidades onde irão atuar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O programa considerou dados do Sistema Único de Saúde, priorizando estados e municípios com número de especialistas abaixo da média nacional. Essa média é de 184 profissionais por 100 mil habitantes. Também foi considerado a capacidade instalada da rede pública e o deslocamento necessário para o atendimento.