Ministério da Saúde amplia vacinação contra meningite para bebês de 12 meses

A partir de 1º de julho de 2025, bebês de 12 meses receberão a vacina meningocócica ACWY como dose de reforço, substituindo a meningocócica C. A mudança amplia a proteção contra quatro sorotipos da bactéria (A, C, W e Y), responsáveis por casos de meningite bacteriana e meningococcemia (infecção generalizada no sangue).

Dados epidemiológicos

Em 2025, o Brasil já registrou 361 casos de meningite meningocócica, com 61 óbitos. A atualização no esquema vacinal visa aumentar a cobertura contra sorogrupos que apresentam risco crescente, como o W, que tem tido maior incidência, principalmente na Região Sul.

O que muda na vacinação?

  • Antes: Bebês recebiam três doses da meningocócica C (aos 3, 5 e 12 meses).
  • Agora: O reforço aos 12 meses será feito com a ACWY, protegendo contra mais três sorotipos (A, W e Y).
  • Crianças já vacinadas: Quem já completou o esquema com a meningocócica C não precisa de reforço com a ACWY no momento.
  • Crianças não vacinadas aos 12 meses: Podem receber a ACWY até os 5 anos.

Em nota técnica, o Ministério da Saúde destacou a efetividade das vacinas na redução da incidência da doença, mas reforçou que meningites bacterianas ainda são uma preocupação, principalmente as causadas por meningococo e pneumococo.

Situação em Boa Vista

Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista informou que a Nota Técnica nº 77/2025 foi emitida pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (25/06), mas ainda não foi oficialmente recebida pelo município. Assim que formalizada, a prefeitura divulgará as orientações à população.

Outras vacinas contra meningite disponíveis no SUS

Além da meningocócica, o SUS oferece imunizantes contra:

  • Pneumococo (causador de meningite pneumocócica).
  • Haemophilus influenzae tipo B (Hib).

A mudança segue as Diretrizes Globais da OMS e reforça o compromisso do Brasil no enfrentamento das meningites.