Saúde e Bem-estar

Líquido da carne mal-passada não é sangue, entenda

A substância é uma proteína chamada mioglobina, que possui a coloração vermelha

Muitos amam e outros nem tanto, mas a carne mal passada é muito querida entre os brasileiros, e o que muitos não sabem é que o liquido vermelho que sai da peça não é sangue. Entendo o que é essa substância e se traz benefícios ou não para a saúde. 

Na verdade, a substância é uma proteína chamada mioglobina, que possui a coloração vermelha. Tecnicamente falando, ela é responsável pelo transporte e armazenamento de gases como o oxigênio (O2) no interior dos músculos esqueléticos e cardíacos, utilizados nos processos de contração muscular.

Não é sangue mesmo? A resposta é não. Especialistas explicam que a maior parte do sangue é retirada no processo de abate dos bovinos, onde cerca de 60 a 70% do sangue é esgotado do animal. E 20 a 30% se mantém estocada na musculatura, que é geralmente usada pelo consumidor final. 

Faz mal?
Uma dúvida frequente entre os consumidores deste ponto da carne, é se ela pode trazer riscos à saúde. Autoridades explicam que o perigo é comer a carne crua, sem assá-la, assim que entra em contato com o fogo, ela mata possíveis micro-organismos na superfície. Já no caso do hambúrguer, por ser uma mistura de carnes, é preciso passar mais tempo no fogo, por segurança.

Todavia, o consumidor deve estar alerta quando as taxas de mioglobina estão altas, fazendo com que naturalmente o processo de eliminação aconteça com maior dificuldade e isso pode ocasionar problemas na bexiga.