Saúde e Bem-estar

Lavagem nasal nas crianças ajuda a evitar alergias respiratórias

Pediatra ensina como fazer a lavagem em crianças

A lavagem nasal é uma maneira natural de desentupir o nariz, o procedimento é indicado por pediatras para evitar que as crianças sofram com alergias respiratórias. De acordo com a pediatra Ana Carolina Brito, a lavagem nasal infantil deve ser um hábito diário assim como escovar os dentes.

“A lavagem nasal é um procedimento simples e que deve fazer parte dos hábitos de higiene de todos nós, inclusive as crianças. Deve ser realizada diariamente e nos casos de resfriados e ou rinite, quando há produção de secreção nasal, é possível ser realizada várias vezes ao dia” reforçou. 

A médica explica que o hábito auxilia na respiração infantil, e podem ser feita em crianças recém nascida até a idade adulta. Antigamente, fazer a lavagem das vias aéreas era recomendação para quando as crianças estivessem doentes. Hoje, orientamos fazê-la diversas uma vez ao dia, conforme a necessidade, mantendo a higienização das mucosas, fluidificando a via aérea nasal e diminuindo a inflamação local. 

“O objetivo da lavagem nasal é lavar a parte interna das narinas removendo as secreções e auxiliando na respiração e desobstrução nasal. Pode ser realizada com soro fisiológico e seringa ou soro fisiológico nasal de jato curto ou de jato contínuo. É sempre importante receber a orientação médica para a indicação mais adequada” relatou.

Pediatra Ana Carolina Brito recomenda a lavagem nasal para evitar alergias e gripes em crianças (Foto: Divulgação)

Dicas de como fazer a lavagem nasal

A pediatra alerta para que a criança esteja com a cabeça em posição vertical e nunca lavar em posição deitada. O importante é realizar a técnica adequada para que o procedimento seja seguro e optar pelo tipo de soro fisiológico conforme orientação médica.

“Quando usar seringa, ter o cuidado de não usar pressão exagerada para não aumentar a pressão nos ouvidos que são estruturas muito delicadas e com comunicação direta com as narinas” finalizou a médica.

Para finalizar a lavagem nasal, deve-se assoar o nariz após o procedimento, para retirar o máximo de secreção possível.