DENÚNCIA

Idosa aguarda por cirurgia de Histerectomia há nove meses

Bernadete Maria dos Santos, de 66 anos, espera pelo procedimento de histerectomia desde novembro de 2024.

cirurgia maternidade
Maternidade Nossa Senhora de Nazareth (Foto: Wenderson Cabral)

A idosa Bernadete Maria dos Santos afirma estar esperando há nove meses por uma cirurgia de Histerectomia, que é a retirada do útero. Segundo ela, o procedimento está sem previsão de ser realizado por conta da falta de material necessário.

Além de atrapalhar a rotina, as dores incomodam a aposentada, de 66 anos. Ela já passou por consultas, tomografias e exames no Hospital Geral de Roraima (HGR), e aguarda pela oportunidade de realizar o procedimento e a chegada do material.

“A única coisa que eu ainda consigo fazer é comida. O resto eu não consigo fazer nada Meu marido é quem faz as coisas. Ele varre a casa, lava a louça…”, disse Bernadete.

O material que estaria em falta se chama sling, que é uma faixa de material sintético ou tecido do próprio corpo é colocada sob a uretra para fornecer suporte e reduzir ou eliminar a perda involuntária de urina durante atividades que causam pressão na bexiga, como tossir, espirrar ou levantar peso

“Dizem que não tem material, mas não me dão prazo nem alternativa”, disse ela em entrevista à Folha. A rotina com as dores ocorre desde 2022, segundo a aposentada, que desde então espera pela cirurgia.

A Secretaria de Saúde informou por meio de nota que foram realizadas tentativas de contato com a paciente no número informado no cadastro, porém sem sucesso.

A Sesau reforça a importância de que todos os pacientes mantenham seus dados de contato atualizados para garantir o acompanhamento adequado. A Sesau esclarece que as cirurgias de histerectomia realizadas no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth estão ocorrendo normalmente.

A paciente pode entrar em contato por mensagem de texto pelo número (95) 98416-5583 para verificar a sua situação.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.