Saúde e Bem-estar

Hospital de Retaguarda tem 74% dos leitos clínicos para Covid-19 ocupados

Em todos os hospitais públicos do estado, existem 121 pacientes internados com a doença. Por outro lado, oito pessoas receberam alta hospitalar depois de vencer a Covid-19

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) divulgou nessa quarta-feira (26) o novo boletim epidemiológico da Covid-19, o qual informa que existem 121 pacientes internados com a doença em todos os tipos de leitos de hospitais públicos em Roraima, um a menos que no dia anterior.

+ LEIA MAIS: Roraima registra quase 1 mil novos casos e mais cinco mortes por Covid-19

Desses, 71 com quadro mais estável estão em leitos de enfermaria no Hospital Estadual de Retaguarda Covid-19 (HERC) – quatro a mais que na terça -, dos 90 disponíveis na unidade, o que representa taxa de ocupação de 74%. Em um dia, houve queda no número de pessoas que precisam respirar com a ajuda de um suporte ventilatório: de seis para cinco dos 12 disponíveis (42%).

Por sua vez, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Roraima (HGR), que recebe os pacientes mais graves, voltou a registrar aumento no número de leitos ocupados em um dia: de 12 para 14 dos 27 leitos disponíveis (52% de ocupação).

Na Maternidade Nossa Senhora de Nazaré, caiu de cinco para três o número de leitos clínicos infantis ocupados – dos 16 disponíveis (19% de ocupação) -, mas subiu de três para quatro o total de leitos de enfermaria adultos – dos 16 disponíveis (25%). Após dias vazia, a UTI infantil voltou a registrar internação: agora um dos nove leitos disponíveis está ocupado (11%).

O Hospital da Criança Santo Antônio registrou, em 24 horas, queda na ocupação de leitos de enfermaria: de 33 para 27 – dos 49 disponíveis (55% de ocupação). Os cinco leitos de UTI infantis, por sua vez, continuam vazios.

O Hospital Ottomar de Souza Pinto, em Rorainópolis, Sul de Roraima, completou 36 dias com os 11 leitos de enfermaria para Covid vazios.

Oito pessoas são liberados de hospitais

Nessa quarta, oito pessoas foram liberadas, sendo quatro do Hospital de Retaguarda e quatro da Maternidade, depois de vencerem a Covid-19, subindo para 4.511 o número de altas hospitalares em Roraima na pandemia. Além disso, mais 134 pacientes foram considerados recuperados da doença e o total geral de recuperações, que inclui todos os tipos de tratamentos, chegou a 127.513.