SAÚDE PÚBLICA

HGR inicia terceiro turno de cirurgias eletivas para acelerar fila do SUS

Medida da Sesau começa hoje (15) e visa agilizar procedimentos não emergenciais

Somente em 2025, quase 4,6 mil cirurgias já foram realizadas. Foto: Ascom/Sesau
Somente em 2025, quase 4,6 mil cirurgias já foram realizadas. Foto: Ascom/Sesau

O Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento (HGR) passa a realizar, a partir desta segunda-feira (15), um terceiro turno de cirurgias eletivas. A ação da Secretaria de Saúde (Sesau) busca reduzir o tempo de espera da fila única do SUS (Sistema Único de Saúde).

As cirurgias que não são classificadas como emergenciais passarão a ser realizadas também no período noturno. Segundo o secretário adjunto da Sesau, Dr. Éder Ribeiro, inicialmente duas equipes cirúrgicas atuarão no período noturno, com pacientes selecionados pelo sistema de regulação da fila única.

“Esse é um primeiro passo para um projeto grande que está por vir, que focará na intensificação e no volume das cirurgias eletivas. O objetivo é aumentar a qualidade do atendimento e reduzir a fila”, afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Ele destacou ainda que a medida visa reorganizar a rede de saúde após o período de sazonalidade, entre abril e julho, que elevou a sobrecarga nos hospitais. “Houve aumento no quantitativo de pacientes internados, o que reduziu os procedimentos eletivos externos. Agora, com as cirurgias noturnas, damos o primeiro passo de um projeto que deve otimizar o tratamento dos pacientes que necessitam de cirurgia”, acrescentou.

Conforme dados da Sesau, de janeiro a dezembro de 2024 foram realizadas 8.018 cirurgias eletivas em especialidades como cirurgia geral, ortopedia, oftalmologia, proctologia, neurologia e cabeça e pescoço. Entre janeiro e agosto de 2025, já foram contabilizados 4.595 procedimentos.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.