Saúde e Bem-estar

Hemocentro adota estratégia para mobilizar roraimenses a doar sangue

Instituição reforça a importância da manutenção diária e do cadastro voluntário para doação de medula óssea

Roraima está com um bom estoque de bolsas de sangue para procedimentos transfusionais. Mas, apesar da estabilidade, o Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima, o Hemoraima, reforça a importância da manutenção diária dos estoques e do cadastro voluntário para doação de medula óssea. É o que aponta a gerente do Núcleo de Captação dos Doadores do Hemoraima, Juliane Uchoa.

“Quanto mais pessoas se cadastrarem, mais oportunidades teremos de ajudar quem tanto precisa. Ambos os procedimentos, tanto a doação de sangue quanto o cadastro para doação de medula são atos extremamente solidários e que podem fazer a diferença na vida de quem precisa”, reforçou.

O Hemoraima, localizado em Boa Vista, no Norte de Roraima, é o único hemocentro do estado e é responsável pelo abastecimento de todas as unidades hospitalares, sejam elas da rede pública ou privada. Para facilitar a doação, o instituto indica que os voluntários compareçam ao hemocentro e façam uma pequena coleta de sangue para verificar o tipo sanguíneo e a provável compatibilidade com algum paciente. 

Logo depois, o cadastro é repassado para o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), do Instituto Nacional do Câncer (Inca), órgão nacional responsável pelo gerenciamento das informações do doador e do paciente. Caso haja compatibilidade, o Redome entrará em contato com o doador para retirada das células.

Hemocentro

Apesar da gestão centralizada em Boa Vista, o Hemoraima é de fácil acesso aos doadores dos municípios de Alto Alegre, Pacaraima e Amajari. Segundo a gerente do Núcleo de Captação dos Doadores do Hemoraima, Juliane Uchoa, para mobilizar os moradores dos outros 11 municípios do estado, a instituição trabalha com estratégias de divulgação e agendamentos prévios.

“Às vezes, quem mora em determinadas regiões, não consegue chegar até a unidade para poder realizar o procedimento. Então trabalhamos com campanhas de divulgação. Acreditamos que, quanto mais falarmos sobre este assunto, a população entenderá que a doação de sangue é um procedimento tranquilo e, além dela ser um ato de muita generosidade, de nobreza, ela ajuda diretamente no tratamento de pacientes de uma série de doenças”, explicou a gerente.

O hemocentro está localizado na na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao Hospital Geral de Roraima (HGR). Para agendar a sua doação de sangue ou cadastro para doação de medula óssea, basta enviar uma mensagem para o WhatsApp (95) 9.8404-9593.

Braço solidário

Para Lauro Cavalcante, fisioterapeuta e morador da cidade de Boa Vista, doar medula óssea representa uma oportunidade de salvar vidas. Após fazer o cadastro para doação de medula, Lauro conseguiu um paciente compatível e já realizou o transplante. O fisioterapeuta, de 40 anos, também é doador regular de sangue.
 
“Eu já fiz uma doação e se eu tiver a oportunidade de doar as outras duas vezes eu vou doar. Tive uma colega de trabalho que a filhinha dela foi diagnosticada com leucemia e eu pude presenciar o sofrimento que ela passou com a filha, entre viagens, tratamentos e internações. No caso da filha dela, a única solução para o problema seria uma transfusão de medula. ”

Como doar?

Roraima possui apenas um hemocentro, que também funciona como unidade de coleta e hemoterapia. Procure o Hemoraima e faça a sua doação de sangue e medula óssea. Agende a sua doação pelo WhatsApp, na Central de Atendimento ao Doador, no número (95) 9.8404-9593. O HEMORAIMA está localizado em Boa Vista, na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3418, próximo ao Hospital Geral de Roraima (HGR). Para saber mais informações, veja o mapa abaixo. 

Fonte: Brasil 61