Saúde e Bem-estar

Folha de Louro: Usada em excesso pode causar efeitos colaterais

Erva tem benefícios para a saúde, mas não deve ser usada em grandes quantidades

A Folha de Louro está presente no tempero de um bom feijão ou naquele guisado que preparamos em casa. Porém, existe uma quantidade certa para ser ingerida, de acordo com a nutricionista Grasiely Almeida, a erva medicinal possui grandes benefícios para o organismo, porém o excesso no consumo pode trazer efeitos colaterais.

Ela é utilizada nesses pratos porque facilita a digestão do feijão e carnes gordurosas. O louro estimula a produção de enzima digestiva, além de auxiliar na produção de bile pelo fígado, melhorando a digestão do feijão e carnes gordurosas.

“A folha de louro é uma planta medicinal com inúmeros benefícios, ela é antiinflamatória, diurética, antioxidante, ajuda no sistema digestivo, rica em potássio, magnésio e anti reumática. Além de possuir vitaminas do complexo B e C” explicou a nutricionista.

Além desses benefícios, a folha de louro pode ser utilizada em um chá, pois é diurética e indicada para pessoas que têm problemas de retenção de líquido.

“A folha de louro também é estimulante e expectorante. Mas é necessário ter muito cuidado na quantidade de ingestão, nunca utilizar mais do que duas folhas e não deve ser nunca ingerida. Se passar do recomendado, ela pode causar alterações gástricas como diarreia, cólicas e dores abdominais “, explica.

Outro efeito colateral do excesso da folha de Louro é a hipoglicemia, que é a quantidade baixa de açúcar necessário para o organismo. “O excesso não é recomendado para crianças, mulheres que estão amamentando e grávidas por que pode ocasionar o aborto” reforça.

O louro estimula a produção de enzima digestiva e auxilia na digestão de alimentos mais gordurosos (Foto: Divulgação)

Folha de Louro

O louro é uma planta medicinal da espécie Laurus nobilis, a parte normalmente utilizada do louro são suas folhas, na forma fresca ou desidratada. Seu uso medicinal deve ser sempre feito com orientação de um médico ou outro profissional que tenha experiência com o uso de plantas medicinais.