A FolhaBV recebeu a denúncia de uma mulher que preferiu não se identificar, que as cirurgias agendadas no Hospital Geral de Roraima (HGR) estariam sendo canceladas pela falta de médicos anestesistas.
De acordo com a denunciante, sua mãe estava com uma cirurgia de vesícula marcada para quarta-feira (13), e que ao chegar no hospital, foi informada que os procedimentos cirúrgicos estavam suspensos e sem previsão de uma nova data por causa da falta desses profissionais.
Responsáveis por garantir a segurança e o conforto do paciente antes, durante e depois da cirurgia, os anestesistas são profissionais especializados na administração da anestesia e no controle da dor do paciente. A falta dele pode acarretar em riscos, incluindo complicações graves e até fatais devido à falta de monitoramento adequado, avaliação pré-operatória e controle emergências.
Por meio de nota a Secretaria de Estado da Saúde de Roraima (SESAU) informou que o Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento conta com 14 médicos anestesistas, entre servidores efetivos e seletivos, com cargas horárias que variam de 20 a 40 horas semanais.
“Não há paralisação da categoria, mas sim escassez de profissionais no mercado para atender à atual demanda de cirurgias nas unidades hospitalares. Desde 2023, a Sesau mantém aberto o credenciamento de médicos anestesistas. Até o momento, apenas quatro profissionais se credenciaram, sendo que dois deixaram o Estado e os outros dois atuam no município de Rorainópolis”, explicou a pasta.
Ainda de acordo com a Sesau, o HGR possui centro cirúrgico com 10 salas cirúrgicas e registra aumento anual no número de procedimentos. “De 2023 até agora, foram realizadas 27.338 cirurgias, entre eletivas e emergenciais, todas com a participação de um médico anestesista na equipe. A Sesau continua unindo esforços para ampliar o quadro de profissionais, embora reconheça que se trata de um desafio relacionado à disponibilidade no mercado”, acrescentou.
CRM – O Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM-RR) informou que o estado conta com 49 médicos anestesiologistas ativos registrados junto à autarquia.