(Foto: Reprodução/Freepik)
(Foto: Reprodução/Freepik)

A família de E.S.M, de 40 anos, denuncia demora na liberação do Tratamento Fora de Domícilio (TFD) para que o paciente possa realizar atendimento médico em São Paulo. Segundo a esposa, o paciente aguarda desde dezembro, após ter perdido um dos rins.

O TFD é um benefício nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) destinado a pacientes que necessitam realizar procedimentos em outros estados quando o tratamento não é ofertado no local de origem. Em Roraima, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) atua como porta de entrada e responsável pela operacionalização do acesso ao benefício, reunindo a documentação necessária e encaminhando os processos dentro da rede do SUS.

De acordo com o relato, E.S.M enfrenta um quadro de saúde delicado e necessita de acompanhamento especializado fora do estado. A esposa afirma que, apesar da gravidade da situação, até o momento não houve autorização para a viagem.

“Ele perdeu o rim por falta de medicamento e agora precisa ir com urgência para São Paulo. O TFD não anda, está parado desde dezembro”, afirmou.

A família relata ainda que tem buscado informações junto aos órgãos responsáveis, mas não obtém resposta concreta sobre quando o processo será finalizado.

A reportagem entrou em contato com a Sesau para saber como está o andamento do processo de TFD do paciente e aguarda retorno.

Vitor Miguel

Acadêmico de Jornalismo.

Acadêmico de Jornalismo.