O medicamento Mounjaro inicialmente indicado para controle glicêmico de adultos com diabetes tipo 2, apresenta escassez nas redes de farmácias locais e tem gerado preocupação entre os moradores de Boa Vista.
A alta demanda do produto ocorreu após a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o tratamento de obesidade ou sobrepeso, em junho deste ano. Essa nova indicação ampliou o número de pacientes que passaram a buscar o medicamento, contribuindo para a falta de abastecimento nas farmácias.
Escassez e Venda ilegal de Mounjaro
O Mounjaro é um medicamento de uso controlado, adquirido mediante receita médica. No entanto, pessoas não autorizados comercializam o medicamento sem receita. A venda sem orientação médica pode levar ao uso inadequado do produto, resultando em efeitos adversos e colocando em risco a saúde dos pacientes.
“Já rodei em cinco farmácias da cidade, mas nenhuma delas tem o medicamento, e eu tenho receita. Agora não entendo como as pessoas estão comprando em grandes quantidades, provavelmente sem receita, e revendendo ilegalmente”, disse a paciente que preferiu não se identificar.
A FolhaBV também pesquisou em cinco farmácias de Boa Vista e nenhuma delas tem o medicamento em estoque.
Orientações e Alertas das Autoridades Sanitárias
As autoridades sanitárias alertam para os riscos dessa prática ilegal e orientam os consumidores a procurarem farmácias devidamente regulamentadas e a sempre consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tratamento. A venda de qualquer medicamentos sem receita médica, quando exigida, causa detenção de 3 (três) meses a o1(um) ano.