Saúde e Bem-estar

Exames podem diagnosticar doenças ou alterações congênitas

Entenda como funciona o teste do coraçãozinho

Ter um bebê em casa é maravilhoso, as experiências são incríveis. Mas é preciso ficar atento a saúde preventiva do recém nascido. Estar ciente de qualquer problema é muito mais seguro do que ser pego de surpresa. Os exames iniciais são essenciais para a vida futura de uma criança.

Os testes de triagem neonatal foram implementados com o objetivo de diagnosticar doenças ou alterações congênitas dos recém-nascidos, identificando desde o início da vida dos pequenos problemas que podem prejudicar o desenvolvimento dos bebês.

Além dos testes popularmente conhecidos como olhinho (reflexo do olho vermelho), orelhinha (emissões otoacústicas), teste do pezinho, que pesquisa doenças metabólicas, um dos mais recentes é o teste do coraçãozinho (oximetria) que atualmente tornou-se obrigatório.

De acordo com a pediatra Ana Carolina Brito, o exame deve ser feito antes da alta da maternidade. “Quando um neném nasce é muito importante que os exames neonatal sejam feitas de maneira correta, o exame do coraçãozinho vai examinar de uma maneira indolor ainda na maternidade, antes da alta do bebê se as condições cardíacas do bebê são adequadas ou que ele possa sugerir que o recém nascido possa ter algum problema no coração” explica.

O teste do coraçãozinho (oximetria) tornou-se obrigatório no Brasil (Foto: Divulgação)

O exame procura detectar a presença de cardiopatias congênitas críticas, que podem acometer os nascidos. “Muitos bebês podem ser avaliados antes da alta, ou na primeira consulta com o pediatra, caso exista alguma alteração o bebê será encaminhado para um cardiologista pediátrico, onde será feito exames mais aprofundados como o Ecocardiograma fetal” reforça.

Segundo a médica, quanto mais cedo, for feito o exame melhor será o resultado caso haja algum diagnóstico de doença. “Se o bebê ter algum problema no coração, ele pode ter uma dificuldade muito grande de desenvolvimento e ganho de peso. Então quanto antes for feito essa probabilidade, é preciso buscar um tratamento e acompanhamento necessário que certifique que o bebê tenha uma vida saudável” explicou.

Teste do Quadril

O exame procura detectar a presença de cardiopatias congênitas críticas (Foto: Divulgação)

Outro exame necessário que muitas pessoas não ouviram falar é o teste do Quadril. Trata-se de um exame de prevenção realizado horas após o nascimento do bebê. Pode detectar doenças e impedir que elas se desenvolvam antes mesmo de se manifestarem os primeiros sintomas.

“Muitas vezes, durante o nascimento, o quadril do bebê pode ficar mal posicionado, o que pode influenciar no andar e no engatinhar do bebê. Além de trazer sequelas motoras permanentes no futuro. O teste é simples e indolor e deve ocorrer de forma preventiva” reforçou a médica.

Veja a matéria em vídeo