Saúde e Bem-estar

Evite guardar panelas com comida na geladeira: entenda o risco para sua saúde

Reservar alimentos em recipientes impróprios contribui para proliferação de bactérias

Evite guardar comida em panelas na geladeira (Foto: Reprodução)
Evite guardar comida em panelas na geladeira (Foto: Reprodução)

Às vezes, na correria do dia a dia, é muito comum reservar a comida do fogão direto na geladeira. Porém, especialistas afirmam que guardar diretamente nas panelas pode comprometer a qualidade dos alimentos e até a sua saúde. 

O problema de manter alimentos em panelas no refrigerador está principalmente na má distribuição de temperatura. Metais usados em panelas podem reter calor, atrasando o resfriamento e criando ambiente propício à proliferação de micro-organismos. 

Estocar comida quente em recipientes impróprios contribui para que alimentos passem mais tempo na “zona de perigo” de temperatura, entre 5 °C e 60 °C, faixa ideal para a multiplicação rápida de bactérias. Fontes como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a FDA (órgão de controle alimentar dos Estados Unidos da América) ressaltam que armazenar alimentos com mais calma e em potes rasos ajuda no resfriamento rápido e reduz o risco de intoxicação alimentar. 

Por isso, especialistas alertam que o ideal é usar potes ou vasilhas limpos, com tampas bem vedadas, especialmente quando a comida vai para a geladeira. Recipientes de vidro ou plástico livre de BPA permitem resfriamento uniforme, preservam sabor e textura, evitam contaminação cruzada e favorecem a segurança alimentar.

Além disso, recipientes metálicos, como de cobre, latão ou ferro, não são recomendados para conservação por correrem o risco de soltar resíduos metálicos, uma medida recomendada por normas de segurança alimentar. Por exemplo, panelas de metal podem liberar substâncias tóxicas quando em contato com alimentos ácidos, como molhos de tomate, comprometendo sabor e valor nutricional.

Vale lembrar que o ideal é esperar que o alimento esfrie por até 2 horas em temperatura ambiente, desde que não ultrapasse esse período, antes de colocá-lo no refrigerador. Dividir grandes porções em recipientes rasos e limpos acelera o resfriamento e evita que o interior da geladeira sofra elevação de temperatura, o que poderia prejudicar outros alimentos.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.