Saúde e Bem-estar

EPISTAXE: Saiba o que fazer qual o nariz do seu filho sangrar

Entenda as causas do sangramento nasal e quando procurar um médico

Sangrar pelo nariz é algo comum que pode acontecer a qualquer um, criança ou adulto. Nas crianças é mais habitual entre os 2 e os 10 anos e nos adultos depois dos 45-50. Porém, quando o sangramento nasal pode preocupar os pais. De acordo com a médica pediatra Ana Carolina Brito, os pais devem estar sempre atentos aos sintomas.

“O sangramento do nariz tem o nome técnico de epistaxe. Nem sempre vai significar uma doença. As paredes internas das narinas são muito irrigadas e finas o que as torna propensas à sangramentos pela secura nasal, pelo mau hábito de cutucar o nariz ou por traumas em sua maioria” explica médica.

De uma forma geral, a hemorragia nasal  é rápida e um problema sem gravidade, simples e que se resolve em casa. Porém, Ana Carolina explica o momento em que se deve procurar um médico. 

“O sangramento nasal deve preocupar quando é volumoso e de difícil controle mas em geral medidas simples com manter as narinas hidratadas com a lavagem nasal ou uso de hidratante nasal além de evitar pancadas ou introduzir objetos nas narinas são capazes de prevenir e evitar sangramento nessa região” reforça.

Mesmo sendo um sintoma comum em crianças, a médica rAna Carolina Brito eforça que os pais devem ficar atentos aos sintomas (Foto: Arquivo pessoal)

Quando a frequência e intensidade do sangramento é presente, vale à pena investigar a presença de doenças que possam ser a causa desses sangramentos. “O tratamento deve ser feito após exame físico por otorrinolaringologista e realização de exames laboratoriais e de imagem para o correto diagnóstico e tratamento” finaliza.

O que fazer?

Sente a criança com as costas direitas e incline-se ligeiramente para a frente (para o sangue não escorrer para a garganta);
 
Feche a narina que sangra comprimindo a parte mole da narina (asa da narina) contra o osso do nariz. Se preferir, aperte as duas narinas com o indicador e polegar enquanto a criança respira pela boca.
 
Mantenha uma compressão contínua (sem largar) durante cerca de 10 minutos e verifique se resolveu. Se não tiver resolvido, repita a operação.
 
Uma vez resolvida a hemorragia não deve coçar o nariz, fazer exercício, carregar pesos ou fazer outros esforços durante alguns dias, para que a cicatrização decorra sem problemas.

Quando mesmo com os cuidados indicados, passado cerca de meia hora a hemorragia não parou é preciso procurar um médico.

Por Isah Carvalho