Saúde e Bem-estar

É possível se exercitar no calor, mas cuidados são recomendados

Dias quentes podem proporcionar condições desafiadoras para prática esportiva

Muitos querem ficar em forma para exibir corpos esbeltos no verão e acabam por intensificar os treinos. No entanto, é preciso ter cuidado com a saúde, já que no calor o organismo está mais propício a sofrer alterações na pressão arterial, desidratação, insolação, além de doenças de pele e até do coração.

A exposição ao calor extremo pode ter efeitos negativos no corpo. Sintomas como desidratação, tontura, cãibras e enjoos devem ser observados. Se a temperatura do corpo ultrapassar os 40 graus e não diminuir com rapidez, é preciso procurar ajuda médica. É importante ter cautela na hora de se exercitar em dias muito quentes.

Caso se sinta mal de alguma forma, o melhor é parar com o exercício. É importante ler os sinais que o corpo passa. Exigir do organismo mais do que ele pode não ajuda. Nos dias de calor, é preciso pegar mais leve. O importante é reconhecer tanto as condições climáticas, quanto o potencial do corpo.

Antes mesmo de planejar se exercitar, é preciso fazer um exame físico, para que um profissional de saúde avalie as suas condições com base no histórico médico. É também importante se hidratar antes, durante e depois dos exercícios físicos. Ao organizar a agenda, é importante aproveitar as horas em que o calor é menor, como o início da manhã e o final da tarde.

É necessário também usar roupas leves e claras. O protetor solar também não pode ser deixado de fora. Se for ficar bastante tempo exposto ao sol, é preciso reaplicá-lo a cada duas horas. Também é preciso ter consciência da sua capacidade física para não exagerar. O ideal é começar com exercícios de baixo esforço e ir aumentando gradativamente. Se tiver alguma doença cardíaca, os exercícios e a recuperação devem seguir as recomendações médicas.

O cuidado com a alimentação também se faz necessário. Não é possível comer uma feijoada completa e ir se exercitar no calor. É fundamental consumir alimentos leves e frescos. Também é possível também consumir suplementos, como o whey isolado, com recomendação de um nutricionista.

Não é preciso se exercitar ao ar livre no calor extremo. Como alternativa, dá para treinar em academias ou fazer aulas em ambiente fechado e em local climatizado. Também é possível fazer um pouco de exercícios ao ar livre e uma parte da rotina em local fechado e com temperatura mais amena. Tomando todos os cuidados, é possível, sim, entrar ou manter a forma no verão.