Saúde e Bem-estar

É possível incentivar o aleitamento materno sem ser lactante; saiba como

Campanha Agosto Dourado dedica todo o mês para ações de incentivo ao aleitamento materno

A campanha Agosto Dourado simboliza o incentivo à amamentação. A cor se refere ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Mas para ajudar na campanha, não precisa necessariamente ser lactante. Uma das formas incentivar o aleitamento é a doação de potes de vidro com tampa de plástico, para o armazenamento do leite.

Durante a campanha, surgem vários voluntários interessados em incentivar essa campanha, pois entendem a importância da causa. Neste sábado, das 10h as 15h, a Feijoada do Elson, realizará uma campanha para incentivar o Agosto Dourado. 

O estabelecimento vai dar um pote de vatapá em troca de potes de vidro com tampa plástica. Podem ser doados, por exemplo, potes de café instantâneo, maionese, ou potes novos. “Todos doados para a Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth”, disse Elson Tertulino, proprietário do estabelecimento. 

Potes

Os potes são os mais indicados para o armazenamento do leite materno e serão usados para acondicionar o leite humano doado por mães voluntárias para a unidade.

As doações passam por um processo de pasteurização e controle de qualidade para ser utilizadas pelos bebês internados nas unidades neonatais, mas se o leite não estiver corretamente armazenado, tem que ser descartado.

Lactantes

Para se tornar doadora, a mulher deve estar amamentando e ter excedente de leite materno, além de apresentar resultados negativos nos exames de HIV e VDRL, que diagnostica a sífilis. Atendendo a estes pré-requisitos, é só procurar o Banco de Leite na Maternidade.

A unidade disponibiliza a opção de coleta domiciliar, feita pela equipe do Corpo de Bombeiros, equipados com máscaras e higienizantes, pra dar mais comodidade para as doadoras.