
A saúde bucal é um assunto que gera bastante dúvidas e preocupação aos tutores de bebês, principalmente antes do nascimento dos primeiros dentinhos. No entanto, manter os dentes saudáveis dos bebês é uma tarefa mais simples do que se imagina.
Isso porque a escovação é semelhante em todas as fases da vida, pois o que muda são algumas adaptações de utensílios e produtos de uma fase para a outra.
Augusto Rodrigues Machado, presidente do Conselho Regional de Odontologia de Roraima (CRO/RR), explica que a higienização é importante desde os primeiros meses de vida, principalmente para a adaptação do bebê aos hábitos de cuidados.
“A higienização tem que começar antes mesmo do nascimento dos primeiros dentes. É uma forma de acostumar a criança a realizar a higienização e evitar problemas relacionados à saúde bucal no futuro”, explicou.
Ele afirma que a atitude correta é realizar a escovação sempre que o bebê for alimentado, principalmente antes de dormir, que é o período em que há menos salivação e as bactérias atuam de forma mais efetiva, propiciando o aparecimento de doenças dentárias.
“As doenças mais comuns são a cárie de mamadeira, geralmente é desenvolvida pelo hábito de alimentar com o auxílio da mamadeira antes de dormir e a criança acabar pegando no sono sem escovar os dentes. Também é comum, devido a má higienização, a ocorrência de sangramentos gengivais, então a gengivite também ocorre”, afirmou.
Além disso, Augusto também afirma que a periodontite pode vir a ocorrer. A escovação correta garante um futuro saudável, uma vez que, dentes bem posicionados e bem cuidados garante melhor qualidade de alimentação e auto estima na vida adulta.
Para a realização da higiene bucal deve-se utilizar materiais adequados à idade da criança e tornar a experiência o mais agradável possível. As dedeiras para bebê, por exemplo, possuem cerdas macias que ajudam a escovar as gengivas e os primeiros dentinhos.
“É importante informar que não se pode inicialmente começar a escovação com creme dental com flúor, pois pode ocasionar o problema de fluorose, que são manchas esbranquiçadas nos dentes”, alerta Augusto.
A primeira visita ao dentista deve ocorrer ao nascer dos primeiros dentes, geralmente a partir dos 6 meses. Ademais, realizar visitas regulares a cada ano para verificar a saúde bucal é um cuidado indispensável.
AGOSTO DOURADO
A campanha Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. O leite materno é considerado o alimento mais completo para os primeiros meses de vida. É nele que estão contidas todas as proteínas, vitaminas, gorduras, água e os nutrientes necessários para o saudável desenvolvimento dos bebês.
Para a saúde bucal, o aleitamento materno contribui para o crescimento dos ossos e dos músculos levando à harmonia da face, o posicionamento correto de dentes e língua, além de auxiliar a respiração e a fala das crianças.
Além disso, há a redução dos riscos de desenvolvimento de cáries. Portanto, realizar a amamentação no tempo correto garante ao bebê o desenvolvimento pleno de sua saúde e evita o aparecimento de doenças que possam afetar a qualidade de seu crescimento.