Saúde e Bem-estar

Conheça cinco sementes que vão transformar sua alimentação

Rica em vitaminas, minerais e antioxidantes, a inclusão de sementes na rotina alimentar pode prevenir doenças

(Foto: reprodução/Internet)
(Foto: reprodução/Internet)

Você já parou para pensar no poder das sementes? Pequenas em tamanho, mas gigantes em valor nutricional, esses superalimentos são uma forma simples e eficaz de fortalecer sua dieta. Rica em vitaminas, minerais e antioxidantes, a inclusão de sementes na rotina alimentar pode prevenir doenças e trazer mais bem-estar.

Selecionamos cinco sementes que, com fácil acesso, podem transformar sua saúde:

1. Semente de Abóbora: a aliada do humor e dos músculos

Muitas vezes descartadas ao preparar uma abóbora, suas sementes são fontes incríveis de proteína vegetal. Cem gramas delas fornecem mais da metade da dose diária recomendada de proteína, ideal para o reparo muscular. Elas também são ricas em ácido fólico e vitamina B. Além disso, as sementes de abóbora contêm triptofano, um composto que o cérebro converte em serotonina, um neurotransmissor que ajuda a regular o humor. Para consumi-las, você pode tostá-las e salgá-las, adicionar em saladas, sopas ou até mesmo no iogurte.

2. Semente de Girassol: proteção para o coração

Conhecidas como um lanche popular, as sementes de girassol são uma fonte de vitamina E, que previne o desgaste das veias sanguíneas e fortalece o sistema cardiovascular. Elas também contêm fitosterol e magnésio, que ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) e a fortalecer o sistema imunológico. Para aproveitar seus benefícios, adicione as sementes (sem sal) em saladas, sopas, pães ou como cobertura para frango e peixe.

Com seu alto teor de proteína e fibra, as sementes de chia são ideais para serem incluídas em uma bebida ou um lanche de recuperação pós-treino (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

3. Chia: nutrição concentrada e saciedade

A semente de chia é um verdadeiro concentrado nutricional. Ela é uma excelente fonte de cálcio, ferro e ômega-3. Rica em antioxidantes, a chia fortalece as células e pode ajudar a combater doenças cardíacas e diabetes. Seu alto teor de fibras contribui para a perda de peso, promove a saciedade e ajuda a manter o fígado saudável. Como não contêm glúten, são uma ótima opção para celíacos. A chia pode ser usada em saladas, adicionada a smoothies, ou até mesmo como um toque crocante em pratos assados.

4. Semente de Romã: escudo contra o câncer

As sementes da romã são ricas em antioxidantes, como o polifenol, que combatem os radicais livres e fortalecem as células. Esses compostos ajudam a prevenir o câncer e doenças do coração. A fruta também é rica em vitamina C, que reforça a imunidade. Os antioxidantes da romã também melhoram a circulação sanguínea, tornando as veias mais elásticas e combatendo a coagulação do sangue. Você pode adicionar as sementes de romã em saladas ou sobremesas para um sabor especial.

5. Gergelim: segredo para ossos mais fortes

Amplamente usado na culinária, o gergelim é uma potência nutricional. Ele é rico em minerais essenciais como magnésio, ferro, cálcio, zinco e manganês, além de vitaminas do complexo B e fibras. Esses nutrientes atuam no fortalecimento dos ossos, regulam a divisão celular e controlam os níveis de açúcar no sangue. O gergelim ainda contém sesamina e sesamolina, compostos que ajudam a diminuir o colesterol ruim (LDL). Use-o em molhos (como o tahini), doces (halva) ou como cobertura para pães e pratos salgados.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.