Saúde e Bem-estar

Confira dicas para substituir o pão e ter um café da manhã variado

A nutricionista afirma que é importante sempre alternar a dieta no dia a dia e ingerir vários nutrientes

Comer um pão na manteiga com um café quentinho para acompanhar já é um hábito clássico de café da manhã dos brasileiros. Entretanto, apesar de ser uma delícia, muitos nutricionistas afirmam que essa combinação não pode ser feita sempre e que a primeira refeição do dia deve conter nutrientes variados.

Segundo a nutricionista, Flávia Amaro Gonçalves, o problema não é o alimento em si, mas o seu processo de produção, ou seja, alguns terão mais ingredientes químicos, como aceleradores de crescimento, melhoradores de farinha, estabilizantes, conservantes e outros agregados artificiais.

“O pão pode ser considerado uma fonte de energia. Entretanto, assim como outros alimentos, o seu consumo exige moderação. Se for consumir o pão, aposte numa fonte de proteína junto, como exemplo o queijo ou ovo. O ideal é que a dieta seja variada, sendo assim o pão pode ser substituído por outros alimentos no dia a dia”, explicou.

Confira dicas de como variar no café da manhã:

1. Frutas 
Apesar de também serem fontes de carboidrato, normalmente são menos calóricas e têm mais nutrientes que favorecem o metabolismo e a saúde geral, como vitaminas, minerais e fibras.
O ideal é consumir apenas uma porção de fruta por refeição, de preferência juntamente com alimentos ricos em proteínas, como ovos, queijos, carnes e iogurtes. Uma boa combinação é fazer banana frita com ovo e queijo, podendo acrescentar tomate e orégano para dar mais sabor e usando azeite, manteiga ou óleo de coco na frigideira.

2. Pão de aveia de frigideira
O pão de aveia é mais rico em proteína que o pão convencional e dá mais saciedade por também conter fibras.

Ingredientes:
1 ovo
2 col de aveia em flocos finos
1/2 col de chá de manteiga
1 pitada de sal, azeite ou manteiga para untar a frigideira

Em um recipiente fundo, bater o ovo com um garfo até ficar homogêneo. Acrescentar os outros ingredientes e bater bem novamente. Despejar a mistura na frigideira untada e deixar dourar dos dois lados. Pode ser recheado com queijo, frango, carne, peixe e legumes, sendo uma ótima opção tanto para o café da manhã quanto para o jantar.

3. Tapioca
A tapioca deve ser ingerida com moderação, pois também é rica em carboidratos. O recomendado para emagrecer é consumir apenas uma tapioca por dia, que deve ser feita com no máximo três colheres de sopa de goma.

4.  Crepioca
A crepioca é uma mistura de pão e omelete que vem sendo muito utilizada para ajudar na perda de peso, além de ser bastante simples e rápida de fazer:

Ingredientes:
1 ovo
2 colheres de sopa de goma de tapioca (ou 1 colher de goma + 1 colher de aveia).
1/2 colher de sopa de requeijão
Recheio a gosto
1 pitada de sal e temperos a gosto

Em um recipiente fundo, bater o ovo com um garfo até ficar homogêneo. Adicionar a goma, o requeijão e os temperos e misturar bem, levando para dourar dos dois lados na frigideira untada.
O recheio também pode ser adicionado diretamente na massa antes de levar para frigideira, fazendo com que a crepioca saia como uma omelete, ou pode ser acrescentado apenas no final, como um recheio de pão.
 
5. Cuscuz
É um prato fácil de fazer e versátil. Ele é naturalmente livre de glúten, dá uma grande saciedade e combina muito bem com todos os tipo de recheio, como carnes, ovos, frango, carne seca e queijos assados. Cerca de 6 colheres de sopa de cuscuz equivalem a 2 fatias de pão de forma.

6. Iogurte natural com aveia
Trocar o pão por iogurte natural com aveia ajuda a trazer mais fibras para a refeição, aumentar a sensação de saciedade e ainda fornecer proteínas e cálcio para o organismo.

7. Omelete
Usar omeletes como opção no café da manhã ou no jantar é uma ótima opção para reduzir o consumo de carboidratos e ajudar a emagrecer. Além disso, os ovos recheados com carne, frango ou legumes do omelete formam uma combinação rica em proteínas que prolongam a sensação de saciedade após a refeição.
Caso seja necessário, deve-se preferir adicionar aveia ou farinha de linhaça em pequenas quantidades na massa no omelete, assim ele fica mais rico em fibras, que melhoram o trânsito intestinal e afastam a fome. 

8. Pão anti-inflamatório
Esta receita é ótima para quem tem diabetes, doenças inflamatórias e está procurando manter um peso saudável, pois ajuda no controle de glicemia e insulina, Além disso, diminui a produção de gordura, inflamação e ainda evita o surgimento de vontades de comer doces.
Ingredientes:
4 ovos grandes (220 gramas de ovos)
1 xícara de farinha de aveia em flocos
1/2 xícara de farinha de amêndoas
2 colheres de sopa de farinha de linhaça
6 colheres de sopa de água (medida padrão)
6 colheres de sopa de azeite extravirgem
1 pitada de sal
1 colher de chá́ de vinagre de maçã
10 g de fermento em pó́ (fermento de bolo)
 
Unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês. Pré́-aqueça o forno a 200 graus. Bata no liquidificador os ovos, a água, o azeite, o vinagre até́ ficar bem homogêneo, adicione as farinhas e o sal e bata novamente até́ ficar cremoso e liso. Adicione o fermento no liquidificador e misture delicadamente. Disponha a mistura na forma untada. Asse a 200 graus, por 30 minutos ou até́ dourar, na grade do meio do forno. Espere esfriar antes de cortar.