Saúde e Bem-estar

Como inserir o quiabo em sua dieta. Vegetal é rico em vitamina C

Alimento ajuda a melhorar a digestão e promover a saúde intestinal

O quiabo é um vegetal de origem africana que foi trazido para o Brasil e começou a fazer parte da alimentação dos brasileiros. Ele é uma fonte rica em nutrientes e oferece muitos benefícios para a saúde. 

Como preparar?

O quiabo é geralmente comido cozido ou refogado e têm uma textura mucilaginosa quando cozidas.Nutricionalmente, o quiabo é uma boa fonte de vitamina C, vitamina K e folato, bem como uma série de outros nutrientes importantes. Uma xícara de quiabo cozido contém cerca de 30 calorias, 3 gramas de fibra e 2 gramas de proteína, tornando-o um alimento saudável e nutritivo.

Para incorporar o quiabo em sua dieta, existem muitas maneiras de prepará-lo como cozinhá-lo no vapor, refogá-lo com outros legumes, adicioná-lo ao feijão, a sopas e ensopados, ou até mesmo grelhá-lo. Além disso, o quiabo também pode ser usado como ingrediente em pratos de frango ou carne, ou como ingrediente em sopas de frutos do mar.

A planta é cultivada em climas quentes e úmidos em todo o mundo. Ele cresce em uma planta de caule alto e produz vagens verdes longas e finas (Foto: Divulgação)

Benefícios

Existem muitos benefícios para a saúde associados ao consumo de quiabo. Por exemplo, uma fibra encontrada no quiabo pode ajudar a melhorar a digestão e promover a saúde intestinal. A vitamina C encontrada no quiabo também pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico e promover a cura de feridas. Além disso, o quiabo contém compostos antioxidantes que podem ajudar a prevenir o dano celular e reduzir o risco de certas doenças, como doenças cardíacas e câncer.

Leia mais: Confira 7 dicas para manter os vegetais frescos por mais tempo