Saúde e Bem-estar

Com UTI lotada, pacientes esperam por oxigênio nos corredores

Denúncia foi feita por profissionais de saúde do HGR; Sesau diz que a rede estadual de saúde está abastecida com quatro tanques de oxigênio

Nesta segunda-feira, 11, a FolhaBV recebeu denúncia de profissionais de saúde do Hospital Geral de Roraima (HGR) informando que pacientes estariam esperando por oxigênio nos corredores. A unidade está com 100% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 75% em relação aos leitos clínicos. A informação consta no Boletim Epidemiológico deste domingo, 10, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). 

A denúncia informou, ainda, que pacientes de Manaus estariam buscando atendimento naquela unidade, uma vez que o Amazonas têm apresentado dados alarmantes de covid-19. Na semana passada, o Governo do Amazonas prorrogou por mais 180 dias (seis meses) o estado de calamidade pública, depois que hospitais do estado voltaram a ficar lotados com pacientes.

OUTRO LADO – Em nota, a Secretaria de Saúde informou que, no momento, as Unidades Hospitalares que integram a rede estadual de saúde estão abastecidas com quatro tanques de oxigênio para atender as demandas e que possui contrato anual para compra do insumo, com abastecimento quinzenal das unidades.

“Nesse momento todos os tanques e cilindros estão abastecidos”, informou.

A gestão reforçou que está atenta à situação enfrentada no Estado do Amazonas e que está tomando as medidas necessárias para conter o avanço da doença em Roraima, o que inclui o reforço do trabalho de vigilância epidemiológica, reestruturação das Unidades Hospitalares e a reorganização do fluxo, para garantir que todos os pacientes sejam atendidos.

Roraima confirma mais 53 casos de covid-19 em 24h

Conforme o boletim, foram confirmados 53 novos casos de covid-19, sendo 43 em Boa Vista. Com a atualização, Roraima chegou a 69.785 confirmações da doença. Destes, 66.262 receberam alta de isolamento e se encontram recuperados.

Além da capital, os municípios que registraram novos casos foram Cantá (1), Caracaraí (1), Pacaraima (2) e São Luiz (3). Outros três casos não tiveram a localização informada.

INTERNAÇÕES – No Hospital da Criança Santo Antônio, a ocupação de leitos de UTI está em 20% e os clínicos em 79%.

Na única maternidade do Estado, a ocupação de leitos clínicos adultos é de 20% e de RN, 27%. Na UTI, a ocupação é de 88%%.

O Hospital Regional Governador Ottomar de Sousa Pinto é o único sem ocupação de leitos.

ÓBITOS – Em Roraima, já foram registrados 793 óbitos causados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Outros 35 seguem em investigação.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.