Segundo dermatologistas, o pepino pode, sim, oferecer algum benefício momentâneo para a região dos olhos (Foto Divulgação)
Segundo dermatologistas, o pepino pode, sim, oferecer algum benefício momentâneo para a região dos olhos (Foto Divulgação)

Seja em filmes, séries ou até em dicas de beleza, a cena é clássica: alguém deitado com rodelas de pepino sobre os olhos para aliviar olheiras. Mas será que essa prática caseira funciona de verdade ou é apenas mito?

O que dizem os especialistas
Segundo dermatologistas, o pepino pode, sim, oferecer algum benefício momentâneo para a região dos olhos. Isso porque o vegetal é composto em mais de 90% por água e tem efeito refrescante, ajudando a hidratar levemente a pele. Além disso, quando gelado, ele provoca vasoconstrição, ou seja, reduz temporariamente o calibre dos vasos sanguíneos, diminuindo o inchaço e a aparência arroxeada das olheiras.

O pepino também contém antioxidantes e vitamina C, que podem colaborar para suavizar a pele, embora em concentrações muito baixas se comparadas a produtos cosméticos específicos.

Limitações do método
Apesar da fama, especialistas destacam que os efeitos são temporários e sutis. O pepino não trata as causas das olheiras, que podem estar relacionadas a genética, noites mal dormidas, alergias, má circulação ou envelhecimento da pele.

Em casos persistentes, o recomendado é procurar orientação médica. Hoje existem cremes com ativos específicos (como cafeína, ácido hialurônico e vitamina K), além de procedimentos dermatológicos como lasers e preenchimentos, que oferecem resultados mais duradouros.

Colocar pepinos gelados nos olhos pode ajudar a refrescar, desinchar e dar uma aparência menos cansada momentaneamente, mas não é uma solução definitiva para as olheiras. Funciona mais como um truque rápido de beleza do que como tratamento real.