Fachada do Hospital Geral de Roraima (HGR). (Foto: Secom).
Fachada do Hospital Geral de Roraima (HGR). (Foto: Secom).

Há pelo menos dois meses, cirurgias cardíacas não estariam sendo realizadas no Hospital Geral de Roraima (HGR), segundo denúncia de familiares de pacientes que aguardam o procedimento. A paralisação, de acordo com o relato, tem mantido mais de 60 pessoas em fila de espera, sem informações claras sobre a retomada dos atendimentos.

Entre os pacientes está um idoso de 64 anos, que permanece internado há 35 dias no bloco F do HGR, à espera de cirurgia cardíaca. A denúncia foi feita pela filha dele, Regina Pinheiro, que relata falta de transparência e constantes mudanças nas justificativas apresentadas pelo hospital.

“Existe exatamente dois meses que não tem cirurgia cardíaca no HGR. Tem paciente que está há mais de 60 dias na fila de espera e nada das cirurgias. Todos os dias eles alegam uma história diferente. Uma hora é falta de sangue, outra a médica não foi paga. Meu pai já está há 35 dias esperando pela cirurgia cardíaca e até agora nada. Está um descaso total”, afirmou.

Segundo Regina, os familiares não recebem informações sobre a posição dos pacientes na fila de espera. “Já perguntei várias vezes qual a colocação dele e só me falam que irão falar de fila quando as cirurgias voltarem a ser feitas. Eles apenas dizem para aguardarmos”, relatou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Ela também afirma que o estado de saúde do pai tem se agravado durante a internação. “Hoje mesmo meu pai passou mal. Foi pedido um eletrocardiograma e o médico prescreveu uma medicação para minha mãe comprar”, disse.

O que diz a Sesau

A Secretaria de Saúde informa que as cirurgias eletivas cardíacas ocorreram normalmente em dezembro e foram suspensas apenas no período de festas de fim de ano, em virtude da equipe profissional ser de fora do Estado.

Cabe salientar que, as cirurgias eletivas cardíacas retornarão à normalidade ainda na primeira quinzena de janeiro, sem causar prejuízo aos pacientes, uma vez que seguem em acompanhamento médico.