SAÚDE

Cinco hábitos saudáveis para reduzir o consumo de açúcar

Não só alimentação vale na dieta: dormir bem e reduzir o estresse também são importantes

Confira algumas dicas que irão te ajudar a consumir menos açucar (Foto: Divulgação)
Confira algumas dicas que irão te ajudar a consumir menos açucar (Foto: Divulgação)

Quem entra em uma dieta de redução do açúcar, seja por orientação médica ou desejo próprio, precisa seguir regras muito claras para uma alimentação mais saudável. Mas não só a comida que precisa mudar. É preciso entender também que outras situações podem abalar sua reeducação alimentar, como o estresse e a falta de sono.
Segundo especialistas da saúde e da nutrição, muitas são as orientações para reduzir o açúcar: ingerir mais água, evitar comidas industrializadas, especialmente os doces e refrigerantes, consumir frutas ao invés dos sucos, incorporar mais proteína e fibras na sua alimentação, ter atenção aos rótulos, entre outros.
Mas é preciso também mudar a sua forma de pensar ao encarar uma transformação alimentar. Especialmente, se você ama doces e tem costume de consumir com frequência.

Confira algumas dicas para adotar uma alimentação mais saudável e diminuir o consumo de açúcar:

  1. Lide com seu estresse
    O estresse e a irritação podem provocar uma tentação por comidas doces. Uma das maneiras de controlar essa vontade é encontrar maneiras saudáveis de lidar com a raiva, como meditação e exercício físico para liberação de serotonina e endorfina.
  2. Preste atenção na TPM
    A TPM ou tensão pré-menstrual ocorre quando o organismo começa a se preparar para uma gestação, com a liberação do hormônio progesterona. Esse hormônio afeta a serotonina e pode causar infelicidade. Para lidar com a TPM, a dica é evitar doces ou buscar opções com baixo açúcar e carboidrato. A atividade física neste período também é recomendada.
  3. Durma bem
    Falta de sono pode ocasionar vontade de açúcar, pois dormir afeta hormônios responsáveis pelo apetite. Quanto mais você descansar e de forma adequada, melhor vai ser para reduzir a quantidade de açúcar na dieta.
  4. Prepare a sua própria alimentação
    Uma forma de compreender melhor a sua nova forma de se alimentar é se dedicar à culinária. Procure receitas com baixo açúcar e experimente, assim você estabelece uma relação positiva com o alimento. Se você não for bom na cozinha, nunca é tarde para aprender. Se a vida for corrida, procure por locais que vendem comidas saudáveis para evitar a tentação.
  5. Celebre e mantenha o foco
    Às vezes, celebrar o seu progresso é uma ótima forma de lhe motivar a manter a sua dieta. Contabilize quantos dias faz que você não bebe refrigerante, por exemplo. Mas mantenha o foco! Nada de celebrar o tempo sem açúcar com um bolo de chocolate!
Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.