Comemorado nesta terça-feira (21), o Dia Internacional do Chá celebra uma das bebidas mais antigas do mundo e símbolo de saúde natural em diferentes culturas. Mais do que um costume, o chá carrega séculos de sabedoria popular e, no Brasil, ganhou o reforço das ervas medicinais, amplamente utilizadas como forma de prevenção e tratamento complementar para diversos problemas de saúde.
Embora a data oficial tenha sido instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com foco na produção sustentável do chá derivado da Camellia sinensis — como o chá verde, preto e branco —, a data também reforça a valorização das infusões de plantas tradicionais, cultivadas ou coletadas em regiões de mata, quintais e feiras.
Do alívio da ansiedade ao combate à má digestão, os chás naturais fazem parte do cotidiano de muitas famílias brasileiras. “O que mais sai é espinheira-santa, que é boa pra gastrite, gases, refluxo. Até ajuda quando é H. pylori, que é mais forte”, contou Maria Francisca, conhecida como Socorro, que há 22 anos comercializa ervas medicinais na feira do São Francisco, em Boa Vista.
Confira abaixo uma lista com dez chás naturais populares no Brasil e os benefícios associados a cada um:
1. Camomila
Conhecida por suas propriedades calmantes, a camomila é uma das infusões mais consumidas para reduzir ansiedade, combater a insônia e aliviar cólicas.
2. Hortelã
Refrescante e aromática, auxilia na digestão, alivia dores de cabeça leves e desconfortos intestinais, além de ajudar a combater náuseas.
3. Erva-doce
Com sabor suave e adocicado, é indicada para gases, cólicas e distúrbios digestivos, especialmente em crianças e idosos.
4. Gengibre
Muito usado no combate a gripes e resfriados, o chá de gengibre tem ação anti-inflamatória, expectorante e melhora a circulação.
5. Espinheira-santa
Indicada para gastrite, refluxo, azia e má digestão. Segundo Socorro, é um dos chás mais procurados em sua banca. “Ela ajuda até quem tem H. pylori”, afirmou.
6. Dente-de-leão
Possui ação diurética e depurativa. Auxilia na desintoxicação do fígado e é indicado para quem sofre com gordura hepática.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
7. Unha-de-gato
Popular entre quem busca fortalecer a imunidade ou combater inflamações articulares. “É uma das melhores ervas que tem para imunidade”, disse Socorro.
8. Cravo-da-índia
Além do sabor marcante, tem propriedades antissépticas e é usado em chás para tratar dores de garganta e sintomas de resfriados.
9. Eucalipto
Muito utilizado para aliviar a congestão nasal e facilitar a respiração, o chá ou o vapor da folha é tradicional no tratamento de gripes.
10. Canela
A canela em pau é usada para estimular a circulação e ajudar no controle glicêmico. Seu chá também aquece o corpo e alivia cólicas.
Socorro conta que a procura por ervas aumenta em tempos de mudança climática. “Agora o que tá indo é eucalipto, sálvia-do-campo e cravinho-da-Índia. É bom para resfriado, e o pessoal usa até para dar banho em bebê”, concluiu.
Embora muitos desses chás sejam recomendados pela tradição popular, é importante usá-los com cautela. Gestantes, pessoas com doenças crônicas ou que fazem uso contínuo de medicamentos devem sempre buscar orientação médica ou de um profissional habilitado antes de consumir plantas medicinais.