Saúde e Bem-estar

Campanha Novembro Azul surgiu na Austrália. Entenda a origem

O mês de novembro é dedicado a relembrar os homens sobre a importância do exame de rotina

O câncer de próstata é a segunda doença maligna mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele. A boa notícia é que, quando diagnosticado ainda em fase inicial, isto é, restrito aos limites da próstata, a probabilidade de cura fica acima de 90%. Por isso, o mês de novembro é dedicado a relembrar os homens sobre a importância do exame de rotina.

O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.

Como surgiu a campanha?

A campanha do Novembro Azul surgiu quando os amigos Travis Garone e Luke Slattery, inspirados pela campanha do Outubro Rosa, decidiram deixar o bigode crescer em nome da divulgação de uma campanha de saúde masculina em relação ao Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata comemorado no dia 17 de novembro.

Logo a campanha começou a se espalhar e também outros homens aderiram a ideia deixando o bigode crescer. 

No ano seguinte, surgiu a Movember Foundation – o nome veio da junção das palavras moustache (“bigode”) e November (“novembro”) –, uma organização sem fins lucrativos que visava à arrecadação de fundos para o combate ao câncer de próstata. Também foi criada uma plataforma online para receber doações, na qual os homens podiam compartilhar fotos da evolução de seus bigodes durante o mês.
Com o passar dos anos, a campanha atraiu cada vez mais participantes e se espalhou para mais de 20 países, passando a ser conhecida também como No-Shave November, algo como “novembro sem barbear”

Conscientização 
 
Entre a população masculina, o tumor de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer, fazendo uma vítima fatal a cada 36 homens. Porém, quando detectado precocemente, o tratamento é menos invasivo e oferece mais chances de cura.
Entretanto, como o diagnóstico envolve o toque retal, um exame que ainda é cercado de polêmicas, muitos homens relutam em realizá-lo em função do preconceito. Nesse sentido, um dos objetivos do Novembro Azul é justamente quebrar esses tabus e conscientizar a população masculina de que os cuidados com a saúde devem ser colocados acima dessas barreiras.