SAÚDE INDÍGENA

Campanha de vacinação para população indígena será intensificada em todo país

Objetivo faz parte de planejamento do Ministério da Saúde de atender 130 mil pessoas

 os números de doses administradas estão significativamente abaixo das metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
os números de doses administradas estão significativamente abaixo das metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Com objetivo de reforçar a imunização em áreas de difícil acesso, o Ministério da Saúde anunciou uma campanha de vacinação voltada para a população indígena em todo o país. O objetivo é atender cerca de 130 mil pessoas, em 992 comunidades, até dia 12 de maio.

A proposta faz parte da campanha do ‘Mês de Vacinação dos Povos Indígenas’. O projeto inclui 23 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) em todas as regiões, incluindo Roraima.
Ao todo, serão disponibilizadas 240 mil doses de vacina, entre elas, contra covid-19, febre amarela, tríplice viral (ou seja, contra caxumba, sarampo e rubéola), HPV, poliomielite oral, pneumo 10, pneumo 23, poliomielite, varicela, tétano, difteria, rotavírus, meningo ACWY, meningocócica C, pentavalente, BCG e DTPA, para grávidas.

Também serão entregues kits de saúde bucal, distribuição de medicamentos, testagens rápidas, leituras de lâminas para malárias, orientações para dengue, além de atendimento com médicos, como dentista, fisioterapeuta, psicóloga e assistente social. Cerca de 2,5 mil trabalhadores da saúde estarão envolvidos na campanha de vacinação, que terá acesso terrestre, fluvial e aéreo.

Outras atividades

Além da campanha de vacinação, o Ministério da Saúde também anunciou a criação de um Centro Transfronteiriço de Vigilância em Saúde na região entre o estado do Amapá e a Guiana Francesa, para monitoramento e prevenção de doenças transmissíveis, além da construção de um Laboratório de Fronteira para ajudar em possíveis casos de surto de doenças como dengue, malária e covid-19.

Outro ponto anunciado é a instalação de antenas de internet em postos de saúde indígena e em comunidades, com equipamentos de alta velocidade, para facilitar o acesso entre moradores e trabalhadores.