A Prefeitura de Boa Vista recebeu R$ 15 milhões de uma emenda parlamentar para reduzir a fila de cirurgias eletivas de crianças de 0 a 13 anos no Hospital da Criança Santo Antônio. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, o recurso será destinado à realização de procedimentos de média e alta complexidade.
A secretaria informou à Folha que os atendimentos serão realizados pelo Instituto Rovena nas especialidades de Otorrinolaringologia, Cirurgia Pediátrica, Cirurgias de Cabeça e Pescoço, Oftalmologia, Bucomaxilofacial e Odontologia. As crianças passarão por avaliação no hospital e, quando houver indicação de cirurgia, serão encaminhadas ao instituto, que ficará responsável por todas as etapas seguintes, incluindo exames, procedimentos e acompanhamento pós-operatório.
O projeto tem previsão de execução de 16 meses, de setembro de 2025 a dezembro de 2026, com estimativa de atendimento a aproximadamente 1.500 crianças. A maior parte dos procedimentos será em Otorrinolaringologia, mas outras especialidades também receberão atendimento.
Além disso, consultas pré-anestésicas, exames complementares e curativos pós-operatórios também farão parte do acompanhamento das crianças.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Emenda parlamentar
O valor é fruto de uma emenda parlamentar individual da deputada federal Helena Lima (MDB) ao Orçamento de 2025. Segundo material divulgado por ela, o investimento faz parte de um montante maior destinado à saúde da capital, totalizando R$ 44 milhões neste ano.