ABAIXO DO IDEAL

Boa Vista registra 65% de cobertura vacinal entre crianças com menos de 2 anos

Brasil de volta à lista de países com maior número de crianças não vacinadas

Vacinação em Boa Vista -Foto: Diane Samapio (Semuc)
Vacinação em Boa Vista -Foto: Diane Samapio (Semuc)

A cobertura vacinal de crianças menores de 2 anos em Boa Vista está em 65%, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde. O índice é considerado abaixo do ideal e levanta a necessidade de reforçar a atualização das cadernetas de vacinação infantis.

De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde e Ambiente, Paulo Linhares, a imunização é uma estratégia essencial para prevenir doenças infecciosas e evitar surtos. Ele afirmou que a rede municipal tem promovido ações regulares para ampliar o acesso às vacinas.

(Foto: Ascom/Semuc)

“As vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde. A população pode procurar esses locais com a caderneta em mãos, seguir as orientações dos profissionais e se atentar às campanhas”, disse o superintendente. Segundo ele, a imunização também contribui para a redução da sobrecarga no sistema de saúde e a prevenção de complicações graves.

Período chuvoso exige atenção redobrada

O período chuvoso, conhecido como inverno amazônico, costuma ser marcado por maior incidência de síndromes respiratórias. Crianças, idosos e pessoas com comorbidades estão entre os grupos mais vulneráveis. Segundo o Ministério da Saúde, o aumento da umidade e das temperaturas favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya, além de elevar o risco de doenças respiratórias e diarreicas em ambientes fechados e com aglomeração.

Brasil entre os países com mais crianças não vacinadas

Dados divulgados recentemente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) colocaram o Brasil de volta à lista de países com maior número de crianças não vacinadas. Diante do cenário, ações de conscientização sobre a importância da imunização têm sido intensificadas em Boa Vista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Além das UBSs, a vacinação também tem sido realizada em pontos estratégicos fora do ambiente clínico, como escolas, supermercados, shoppings, terminais de ônibus, praças e eventos organizados pela prefeitura. A proposta, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é facilitar o acesso da população às vacinas.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.