
Boa Vista recebe, pela primeira vez, uma carreta de saúde da mulher do programa federal Agora Tem Especialistas, iniciativa do Ministério da Saúde voltada à ampliação do acesso a atendimentos especializados no Sistema Único de Saúde (SUS).
A unidade móvel começa a atender a partir desta sexta-feira (16) e integra um conjunto de 41 carretas em atuação em todos os estados brasileiros.

Roraima passa a fazer parte da quarta rodada de deslocamento das unidades móveis do programa, que prioriza regiões de difícil acesso, localidades com alta demanda reprimida e cidades-polo. No estado, o primeiro município beneficiado é a capital, Boa Vista.
A carreta é destinada ao atendimento de pacientes da rede pública municipal, previamente agendados e encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde. Na unidade, são ofertadas consultas especializadas em ginecologia, além de exames como mamografia, ultrassonografia pélvica e transvaginal, e biópsias, com foco no diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.
De acordo com o Ministério da Saúde, a iniciativa tem como objetivo reduzir o tempo de espera por consultas, exames especializados e cirurgias, além de ampliar a cobertura assistencial em áreas com vazios na oferta de serviços.
Carreta Agora Tem Especialistas
A unidade móvel em Boa Vista conta com equipe multiprofissional formada por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem.

Desde outubro do ano passado, as carretas de saúde da mulher do programa percorrem diferentes regiões do país. Segundo dados do governo federal, os procedimentos relacionados ao diagnóstico do câncer de mama e à avaliação ginecológica correspondem a 67,61% de todos os atendimentos realizados nas unidades, indicando a demanda concentrada nesse tipo de serviço. O programa também dispõe de carretas oftalmológicas e de exames de imagem.
Além de Boa Vista, nesta rodada recebem carretas de saúde da mulher os municípios de Palmeira dos Índios (AL), Santo Antônio do Matupi (AM), Conselheiro Lafaiete (MG), Virgem da Lapa (MG), Taguatinga (DF), Vitória de Santo Antão (PE), São Raimundo Nonato (PI) e Mesquita (RJ). Já Santana do Ipanema (AL) e Niterói (RJ) passam a contar com carretas especializadas em exames de imagem.
Atualmente, das 41 unidades móveis em funcionamento no país, 33 são voltadas à saúde da mulher, cinco a exames de imagem e três à oftalmologia. A previsão do Ministério da Saúde é que, até o fim deste ano, o total chegue a 150 carretas em operação.
Segundo o governo federal, a atuação das unidades móveis já contribuiu para zerar filas de atendimento em ao menos oito municípios brasileiros, especialmente para exames ginecológicos, diagnóstico de câncer de mama e procedimentos oftalmológicos, como cirurgias de catarata.