Vacinação nas escolas de RR pretende alcançar 130 mil alunos
Serão imunizados médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e integrantes de equipes multiprofissionais cadastradas na atenção primária.(Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A Campanha Nacional de Multivacinação 2025 começou em Boa Vista com o objetivo de atualizar a caderneta de crianças e adolescentes com até 14 anos, 11 meses e 29 dias que estejam com doses atrasadas ou ainda não tenham sido imunizados. A iniciativa faz parte da estratégia lançada pelo Ministério da Saúde e conta com a adesão do município.

As vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital, conforme a faixa etária e as recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância, Romildo Azevedo, a mobilização busca ampliar as coberturas vacinais e reduzir o risco de doenças que podem ser prevenidas. “As equipes estão preparadas para atender a população em todas as UBSs de Boa Vista”, afirmou.

A campanha também reforça a importância da imunização no controle de doenças como sarampo, poliomielite, rubéola e tétano neonatal. Ainda segundo Romildo, a ação contempla o resgate de adolescentes entre 15 e 19 anos que ainda não receberam a vacina contra o HPV.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Para se vacinar, é necessário que a criança ou adolescente esteja acompanhada do responsável e apresente o cartão de vacina e o cartão do SUS. Caso possua, também pode ser apresentada a caderneta da criança.