Benefícios do Kiwi para a saúde são vastos (Foto: Reprodução)
Benefícios do Kiwi para a saúde são vastos (Foto: Reprodução)

O kiwi tem conquistado cada vez mais espaço nas dietas saudáveis e por boas razões. Além de refrescante e versátil na culinária, ele reúne nutrientes fundamentais que atuam a favor do organismo. Uma porção de 100 gramas de kiwi fornece cerca de 83% da vitamina C diária recomendada, sendo também fonte de fibras, potássio, vitamina K, vitamina E e minerais como cobre e magnésio.

A alta concentração de vitamina C e antioxidantes no kiwi contribui para reforçar o sistema imunológico, ajudando a proteger o corpo contra infecções e a manter a pele, as unhas e os tecidos saudáveis.

As fibras presentes, tanto solúveis quanto insolúveis, favorecem o trânsito intestinal, estimulam a saúde do intestino e ajudam a prevenir problemas digestivos, promovendo saciedade e auxiliando no controle de peso.

Para quem precisa controlar os níveis de açúcar no sangue, o kiwi pode ser um grande aliado. Estudos apontam que o consumo regular da fruta contribui para a melhora do perfil lipídico, redução de triglicerídeos e aumento do colesterol “bom” (HDL).

Com seu índice glicêmico relativamente baixo, o kiwi libera seus açúcares de modo mais gradual, evitando picos abruptos de glicose, característica valiosa para quem tem resistência à insulina, diabetes ou busca manter a glicemia equilibrada.

Além disso, o kiwi traz compostos bioativos como carotenoides (como luteína e zeaxantina) e flavonoides, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajudam a proteger as células contra o estresse oxidativo e podem contribuir para a saúde cardiovascular e ocular.

Saiba como aproveitar o kiwi nas suas receitas

No dia a dia, aproveitar o kiwi é simples e saboroso. Ele pode ser consumido in natura (basta cortá-lo e comer com uma colher), mas também é excelente em saladas de frutas, vitaminas, smoothies, iogurtes, com aveia e mesmo em preparações salgadas como saladas verdes com toques tropicais. Combina bem com outras frutas e alimentos ricos em fibras ou proteínas, potencializando seus benefícios.

Para quem sonha em ter a fruta em casa, cultivar kiwi exige clima ameno e solo bem drenado. A planta não se dá muito bem em regiões de calor intenso o ano todo. Em regiões com clima temperado, é possível plantar a árvore a partir de muda ou semente e obter frutos em alguns anos. A produção caseira permite colher frutas mais frescas, sem agrotóxicos, valorizando uma alimentação natural e consciente.

Mesmo sendo uma fruta com açúcar natural, o kiwi demonstra que nem todo carboidrato é igual: sua combinação de fibras, antioxidantes e nutrientes essenciais transforma-o em um aliado para imunidade, digestão, equilíbrio da glicemia e saúde geral. Para quem busca equilíbrio entre sabor e bem-estar, o kiwi se mostra uma escolha inteligente.