O Banco Central do Brasil (BC) colocou em circulação nesta sexta-feira (25) uma moeda comemorativa de R$ 1 em celebração aos 60 anos de sua fundação. Ao todo, foram produzidas 23.168.000 unidades, que poderão ser utilizadas normalmente em compras e transações em todo o país.
A edição especial apresenta diferenças em relação ao modelo tradicional. No anverso (frente), a moeda traz o selo comemorativo dos 60 anos do Banco Central, acompanhado da marca da instituição e linhas diagonais. Diferentemente das moedas convencionais, que exibem a efígie da República, esta edição traz elementos gráficos alusivos à data.
No anel dourado, estão gravadas as legendas “Banco Central do Brasil” e “1965–2025”. Já o reverso (parte de trás) mantém o padrão da segunda família do real, com o valor de face de R$ 1.
Criado em 1964, o Banco Central é responsável por garantir a estabilidade do poder de compra da moeda e o bom funcionamento do sistema financeiro nacional. A instituição completa 60 anos em dezembro de 2025.