SAÚDE

Após confirmação de casos na região Norte, Sesau alerta para importância da vacinação contra o sarampo

Após confirmação de casos na região Norte, Sesau alerta para importância da vacinação contra o sarampo

A confirmação de 24 casos de sarampo no estado do Tocantins levou a Secretaria de Saúde de Roraima (Sesau) a reforçar o alerta sobre a importância da vacinação, especialmente em regiões de fronteira. A maioria dos infectados não estava vacinada e teve contato com pessoas vindas de países onde o vírus ainda circula, como a Bolívia, que enfrenta um surto da doença.

Em Roraima, não há registro de casos desde 2019, mas o risco de reintrodução é considerado alto devido ao intenso fluxo migratório, especialmente vindo da Venezuela e da Guiana. Por isso, a Sesau orienta que a população mantenha o Cartão de Vacinação atualizado, garantindo as duas doses da vacina tríplice viral — que protege contra sarampo, caxumba e rubéola — disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“Temos bastante fluxo de pessoas, não somente de estudantes, mas também turistas que fazem viagens para esse país. Queremos reforçar a importância da vacinação contra o sarampo. A vacina é segura, temos estudos que comprovam sua eficácia e ela está disponível em todos os postos de saúde da nossa rede”, afirmou Karen Alves, gerente do Núcleo de Doenças Exantemáticas da Sesau.

Além da imunização, a secretaria alerta para a necessidade de atenção redobrada em caso de sintomas. Febre alta, manchas vermelhas na pele, tosse, coriza e conjuntivite são sinais que podem indicar sarampo. Nesses casos, a orientação é buscar atendimento médico imediato e evitar a automedicação.

“É muito importante ressaltar que, se você viajou para locais com circulação do vírus ou teve contato com alguém que esteve nesses lugares e apresentar sintomas como febre e manchas vermelhas, deve procurar atendimento para que seja feita a investigação correta”, destacou Karen.

Apesar de avanços na cobertura vacinal no estado — com mais de 90% da população-alvo vacinada com a primeira dose no primeiro semestre de 2025 — a aplicação da segunda dose ainda está abaixo da meta. Segundo a Sesau, apenas 64% das crianças completaram o esquema vacinal, quando o ideal é alcançar 95%.

“Dessas três doenças cobertas pela tríplice viral, o sarampo é a mais grave, pois pode levar a complicações severas. Por isso, reforçamos a importância da vacinação tanto em crianças quanto em adultos que ainda não completaram o esquema ou perderam a imunidade com o tempo”, explicou a gerente.

A orientação da Sesau se estende também a quem pretende viajar para países com circulação ativa do vírus, como Bolívia, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Belize, Peru, além de países da Europa e da África.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.