
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma nova indicação para o medicamento Sunlenca (lenacapavir), que passa a ser autorizado para uso como profilaxia pré-exposição (PrEP) na prevenção do HIV-1, tipo mais comum do vírus.
O remédio poderá ser utilizado por adolescentes e adultos a partir de 12 anos, com peso mínimo de 35 quilos, que estejam em situação de risco para a infecção.
A PrEP é uma estratégia de prevenção indicada para pessoas que não vivem com HIV, mas têm maior probabilidade de exposição ao vírus, especialmente por via sexual. O objetivo é reduzir o risco de infecção antes do contato com o HIV.
Segundo a Anvisa, o Sunlenca age bloqueando diferentes etapas do ciclo do vírus, impedindo sua multiplicação no organismo. O medicamento é classificado como um antirretroviral inovador de primeira classe. O esquema combina um comprimido oral no início do tratamento e injeções subcutâneas aplicadas a cada seis meses, o que pode facilitar a adesão em relação ao uso diário de medicamentos.
Em estudos clínicos, o lenacapavir apresentou alta eficácia na prevenção do HIV. No estudo PURPOSE 1, o medicamento registrou 100% de eficácia na redução da incidência do vírus em mulheres cisgênero. Já no PURPOSE 2, alcançou 96% de eficácia em um público mais diverso, incluindo homens cisgênero e pessoas trans, além de demonstrar desempenho 89% superior à PrEP oral diária.
A aprovação pela Anvisa ocorre meses após a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendar o lenacapavir como opção adicional para a PrEP, classificando o medicamento como a principal alternativa disponível na prevenção do HIV, na ausência de uma vacina.
Antes do início do uso, é obrigatório realizar teste negativo para HIV-1. Apesar da aprovação da nova indicação, o medicamento ainda não tem preço definido, o que depende de análise da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). A eventual oferta pelo Sistema Único de Saúde (SUS) será avaliada pelo Ministério da Saúde e pela Conitec.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE