SÍNDROME DO LOBISOMEM

Anvisa alerta para risco de crescimento anormal de pelos em bebês expostos ao minoxidil

Agência determinou que os detentores do registro de medicamentos à base de minoxidil atualizem as bulas, incluindo a possibilidade de hipertricose em bebês

Anvisa alerta para risco de crescimento anormal de pelos em bebês expostos ao minoxidil Anvisa alerta para risco de crescimento anormal de pelos em bebês expostos ao minoxidil Anvisa alerta para risco de crescimento anormal de pelos em bebês expostos ao minoxidil Anvisa alerta para risco de crescimento anormal de pelos em bebês expostos ao minoxidil
hipertricose
Criança com hipertricose – Reprodução/Dermatologic Therapy

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre o risco de hipertricose – crescimento anormal de pelos em áreas do corpo – em bebês que tiveram contato com a pele de adultos que utilizaram o minoxidil, medicamento de uso tópico indicado no tratamento da calvície masculina (alopecia androgênica).

A advertência foi motivada por relatos de casos registrados em países da Europa, onde crianças desenvolveram a condição após o contato com áreas onde o medicamento foi aplicado. Segundo a Anvisa, o quadro de hipertricose regrediu após a suspensão do contato com a substância.

No comunicado oficial, a Agência destacou que “casos de hipertricose em bebês foram relatados após contato da pele com áreas onde o minoxidil foi aplicado. O crescimento dos pelos se normalizou após alguns meses da suspensão do contato com o medicamento.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Diante dos riscos, a Anvisa determinou que os detentores do registro de medicamentos à base de minoxidil atualizem as bulas, incluindo a possibilidade de hipertricose em bebês após exposição tópica acidental. A recomendação é que os usuários evitem o contato de crianças com as áreas tratadas e lavem bem as mãos após a aplicação.

“Pacientes que utilizam minoxidil e têm contato frequente com crianças devem procurar um médico caso percebam um crescimento excessivo de pelos nas crianças”, orienta a Anvisa.

O que é hipertricose?

A hipertricose, ou síndrome do Lobisomem, é caracterizada pelo crescimento excessivo de pelos em regiões do corpo onde normalmente não há presença significativa. A condição pode ser congênita (de nascença) ou adquirida. Quando provocada por medicamentos, como no caso do minoxidil, trata-se de uma manifestação secundária, geralmente reversível com a suspensão da substância.

Monitoramento da Anvisa e Recomendações

Embora os casos relatados até o momento tenham sido identificados no exterior, a Anvisa informa que está monitorando eventuais notificações no Brasil. Até o momento, não há registro confirmado de episódios no país, mas a Agência orienta que qualquer sinal suspeito seja comunicado por meio do sistema VigiMed, que integra o Ciclo de Farmacovigilância — mecanismo responsável por acompanhar a segurança de medicamentos em uso pela população.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.