Os superalimentos que fortalecem o corpo, combatem doenças e surpreendem pelo poder nutritivo (Foto Divulgação)
Os superalimentos que fortalecem o corpo, combatem doenças e surpreendem pelo poder nutritivo (Foto Divulgação)

Em um momento em que a busca por qualidade de vida e longevidade se torna cada vez mais presente, a alimentação assume um papel central. Muito além das dietas da moda, alguns alimentos comuns — e até subestimados — podem trazer benefícios reais para o corpo e a mente. Especialistas em nutrição apontam que incluir opções naturais e ricas em compostos bioativos na rotina pode contribuir para a prevenção de doenças e o bom funcionamento do organismo.


A seguir, veja dez alimentos que fazem bem à saúde e entenda o motivo por trás de seus efeitos positivos.

  1. Abacate
    Rico em gorduras monoinsaturadas, especialmente o ácido oleico, o abacate ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e a aumentar o bom (HDL). Além disso, contém glutationa, um antioxidante poderoso que atua na desintoxicação do fígado e na proteção das células.
  2. Brócolis
    Um dos vegetais mais completos, o brócolis é fonte de sulforafano, substância que ativa enzimas desintoxicantes e pode auxiliar na prevenção do câncer. Também oferece vitamina K e cálcio, nutrientes fundamentais para a saúde óssea.
  3. Chocolate amargo (70% cacau ou mais)
    Quando consumido com moderação, o chocolate amargo é um aliado do coração. O cacau é rico em flavonoides, compostos que melhoram a circulação, reduzem a pressão arterial e combatem o estresse oxidativo.
  4. Cogumelos (shitake, shimeji, champignon)
    Além de saborosos, os cogumelos são uma das poucas fontes vegetais de vitamina D. Contêm ainda beta-glucanas, fibras que fortalecem o sistema imunológico e auxiliam no equilíbrio do colesterol.
  5. Água de coco
    Naturalmente rica em eletrólitos como potássio e magnésio, a água de coco é uma excelente opção para hidratação. Ajuda a repor minerais perdidos pelo suor e favorece o bom funcionamento muscular e cardíaco.
  6. Castanha-do-pará
    Apenas uma unidade por dia é suficiente para fornecer a quantidade ideal de selênio, mineral essencial que protege as células contra o estresse oxidativo e colabora com a função da tireoide.
  7. Batata-doce
    De baixo índice glicêmico, a batata-doce libera energia de forma gradual, evitando picos de açúcar no sangue. É rica em betacaroteno, um antioxidante que fortalece a visão e protege a pele.
  8. Chá verde
    Bebida tradicional da cultura asiática, o chá verde contém catequinas — antioxidantes potentes que aceleram o metabolismo, melhoram a função cerebral e contribuem para a redução do risco de doenças cardiovasculares.
  9. Alho
    Conhecido por seu sabor marcante, o alho possui alicina, um composto sulfurado com propriedades antibacterianas e antivirais. Também é eficiente para reduzir a pressão arterial e melhorar a circulação sanguínea.
  10. Açaí
    Substituindo o mirtilo, o açaí — fruto típico da Amazônia — é uma das maiores fontes de antocianinas entre os alimentos naturais. Esses antioxidantes ajudam a combater os radicais livres, proteger o cérebro e retardar o envelhecimento celular. Além disso, o açaí é rico em gorduras boas e fibras, que favorecem a saúde cardiovascular e a saciedade.