ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

05 dicas para aprender a cozinhar macarrão da forma correta

O ideal para cozinhar macarrão é 1 litro de água e cinco gramas de sal para cada 100 gramas

Acompanhe agora cinco dicas para aprender a cozinhar o macarrão da forma correta (Foto: Raisa Carvalho)
Acompanhe agora cinco dicas para aprender a cozinhar o macarrão da forma correta (Foto: Raisa Carvalho)

O macarrão é muito presente na rotina alimentar do brasileiro, seja acompanhando um bom feijão com arroz no famoso prato feito ou mesmo sendo o prato principal, em uma boa macarronada bolonhesa. No entanto, apesar da massa ser feita em muitas casas do país, ainda tem gente que erra o ponto no preparo e perde textura e sabor.
Acompanhe agora cinco dicas para aprender a cozinhar o macarrão da forma correta, segundo o Centro de Pesquisa em Alimentos da USP.

  1. Não utilize óleo ou azeite no cozimento
    Uma das dicas para evitar que o macarrão grude é usar algum tipo de óleo, de soja ou azeite, para impedir que a massa grude. Isso não é recomendado, pois a gordura acaba criando um tipo de película de isolamento e impede ate que a massa absorva os temperos ou molho.
  2. Use a quantidade correta de água
    O ideal para cozinhar macarrão é 1 litro de água e cinco gramas de sal para cada 100 gramas de massa. Pode parecer muito, mas essa receita é essencial para evitar que o macarrão grude um no outro.
  3. Saiba o momento certo de escorrer o macarrão
    A massa precisa estar ‘al dente’ ou seja, ao ponto. Quando morder o centro da massa, o centro precisa estar mais claro. Ainda com uma certa resistência. Isso serve para que o macarrão termine de cozinhar com o molho.
  4. Não coloque água fria no final
    Muita gente escorre a água do macarrão e adiciona água fria na massa após o preparo. Isso não é recomendando pois a massa perde amido e sabor. Isso também prejudica a aderência do molho escolhido.
  5. Faça o preparo levando os acompanhamentos em consideração
    Cortes mais finos como espaguete bem fino e capellini são bons para saladas e sopas. Macarrão tipo farfalle, fusilli (parafuso) e penne são bons acompanhando molhos com carne e vegetais. Fettucine e rigatone para molhos mais densos. Espaguete e linguine para molhos mais líquidos e cortes tipo rondelli e canelloni para molhos com queijo.