Política

Velton é empossado vereador de Boa Vista após Jullyerre assumir secretaria

Militar do Exército passará a compor a base do prefeito Arthur Henrique, que amplia o rol de aliados para 14 parlamentares. Suplente se torna o menos votado da Casa

O Subtenente Velton (União Brasil), de 45 anos, tomou posse nesta quarta-feira (21) como vereador de Boa Vista, após a nomeação oficial de Guarda Jullyerre Pablo (União Brasil) como secretário municipal de Segurança Urbana e Trânsito.

A posse na Câmara Municipal contou com políticos de seu partido, como o presidente estadual da sigla, deputado federal Nicoletti, e os deputados estaduais Catarina Guerra e Jorge Everton, além de familiares e amigos do novo vereador.

Em juramento protocolar, Velton prometeu cumprir as constituições Federal e Estadual, a Lei Orgânica Municipal e as leis brasileiras vigentes.

Na leitura de seu primeiro discurso de posse, Velton reiterou ter feito uma “campanha limpa” em 2020, disse ser “roraimado” pois no Estado está sua vida, parte do presente e de seu passado, e agradeceu o apoio recebido, citando ainda o prefeito Arthur Henrique (MDB), de quem será aliado na Casa. “Não há palavras capazes de eu pensar o que se passa no meu coração”, disse.

Com a posse, Arthur Henrique  amplia a base aliada para 14 parlamentares. Ainda não há definição sobre os cargos deixados por Jullyerre nas comissões permanentes da Câmara

Em seu último discurso antes da licença, Jullyerre agradeceu o apoio dos colegas de parlamento, disse estar “muito feliz” em aceitar o cargo de secretário e afirmou ter a certeza de que vai realizar um bom trabalho à frente da pasta pelo menos até março de 2024, quando voltar ao posto na Câmara para concorrer à reeleição.

O presidente da Casa, vereador Genilson Costa (Solidariedade), disse que a nomeação de Jullyerre é “histórica”, porque ele vai ser o primeiro guarda municipal a assumir o cargo a Segurança Urbana e Trânsito de Boa Vista.

Vereador menos votado da Casa

Com a posse, o novo parlamentar do União Brasil se torna o menos votado a exercer o mandato na atual legislatura e ainda o quarto suplente a assumir o lugar do titular no período. Ele, que recebeu 821 votos, dissera ter feito uma campanha “muito limpa” em 2020, com investimento de R$ 30 mil.

Neste ano, Velton concorreu ao cargo de deputado estadual e obteve mais votos que há dois anos: 1.120, que o deixaram como terceiro suplente do União Brasil. Ele não declarou bens à Justiça Eleitoral – dois anos antes, declarara apenas um carro Renault Logan 2008 avaliado em R$ 15 mil.

Quem é Subtenente Velton

Velton Quincozes Poleto nasceu em Jaguari (RS), em 2 de março de 1977. Militar do Exército Brasileiro desde 18 de maio de 1996, ele já passou por outros quatro estados (Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e Roraima – onde vive desde 2011). O futuro parlamentar é casado com uma psicóloga e pai de dois filhos.

Na carreira, foi instrutor do núcleo de preparações oficiais da reserva e recebeu medalhas militares: a Serviço Amazônico (ouro) pela dedicação, abnegação e capacidade profissional por mais de dez anos; a Corpo de Tropa (prata) pelos bons serviços prestados por mais de 15 anos; e a Marechal Osório pelo  “excelente desempenho funcional”. Também recebeu a Forte São Joaquim, a maior comenda do Estado.

Atualmente, é instrutor do Exército e da Polícia Militar por ser especializado em guerra na selva. É ainda graduado em Gestão Pública e História e pós-graduado em História Antiga, Medieval e Moderna, e em História da Guerra. Nas redes sociais, ele demonstra alinhamento ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e já postou contra a esquerda, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e o PT.