O velório da vereadora Tuti Lopes (Podemos), realizado na manhã deste sábado (18), iniciou na Câmara Municipal de Boa Vista e seguirá à tarde em Mucajaí, no Teatro Municipal. Conhecida por seu carisma e atuação em defesa das mulheres e causas sociais, a despedida da parlamentar foi marcada por elogios e muita emoção.
Aberta ao público, a cerimônia reuniu familiares, autoridades políticas, eleitores e amigos, unidos para prestar suas últimas homenagens a Tuti Lopes. Recordações, palavras de carinho e aplausos celebraram a trajetória da parlamentar, lembrada pelos próprios amigos como “a mulher que dedicou sua vida ao serviço público e ao bem-estar da comunidade”.
Parlamentares que não puderam estar presentes na cerimônia enviaram coroas de flores em sinal de solidariedade, assim como grupos representativos, como o Grupo Mulheres da Advocacia de Roraima
Marcado por declarações carinhosas e recordações sobre seus passos como vereadora, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, Genilson Costa (Republicanos), ressaltou que a vereadora foi uma das parlamentares mais atuantes dos últimos anos, e que a mesma sempre ouvia a população, apoiando principalmente as mulheres.
“Mesmo enfrentando uma doença grave, não desistiu de seu trabalho. Sua partida representa um grande vazio, mas seu exemplo de força e honestidade, nos inspira.Desde que a conheci, há cerca de quatro anos, percebi seu compromisso com a população, ajudando famílias e apoiando a educação”, concluiu.
Em meio ao momento sensível, a amiga da vereadora, Sidileia Karla, relatou que Tuti era um verdadeiro símbolo de força para todas as mulheres de Roraima e do Brasil.
“Lutou contra o câncer por três anos e nos ensinou sobre autocuidado e perseverança. Foi vereadora, mãe, amiga, esposa e uma pessoa maravilhosa. Sou muito grata por ter trabalhado com alguém tão honesta e sábia“, contou bastante emocioanda.
O vereador Adnan Lima (DC) pontuou que a parlamentar era uma mulher guerreira, um exemplo de mãe e de vereadora. Ele lamentou a perda e destacou que a mesma deixou um excelente legado.
(Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV).
“Quem conviveu com ela conhecia sua sinceridade, sensibilidade, dedicação e amor pelo o parlamento. Cuidar era o que ela fazia de melhor, e essa é a mensagem que ela nos deixou.Ela foi uma amiga próxima, integrante da mesa diretora, e me sinto honrado por ter dividido o parlamento com ela”, disse.
Atuante, correta e preparada, ela se destacou por ouvir a população e defender causas sociais, participando ativamente de audiências e ações no município, frisou o vereador Marcelo Nunes (PDT).
“Filha de uma família tradicional e reconhecida pelo talento e dedicação, deixa um legado de honestidade, sensibilidade e compromisso com a população. Sua trajetória promissora e seu trabalho incansável serão lembrados com saudade”, acrescentou.
A eleitora e admiradora do trabalho da parlamentar, Thuane Lisboa Araújo, relatou que conheceu Tuti Lopes há cerca de quatro anos, por meio de um colega, durante as eleições.
“Fez muito por mim e pela minha família, ajudando inclusive minhas irmãs com questões de escolaridade. Como vereadora, ela foi excelente, sempre apoiando mulheres e combatendo a violência. Demonstrou coragem e determinação, enfrentando desafios e nunca desistindo, mesmo em momentos difíceis. Foi, sem dúvida, uma grande mulher”, concluiu.
Sepultamento
O sepultamento da vereadora ocorrerá às 17h, no Cemitério Nossa Senhora das Graças, em Mucajaí, município onde Tuti Lopes viveu até a adolescência e que também é a base eleitoral de seu pai, o ex-deputado federal Édio Lopes.
Seu nome completo é Maria Inês Maturano Lopes, mas ficou conhecida como Tuti Lopes. A parlamentar faleceu na manhã de quarta-feira (15), em Jaú (SP), aos 41 anos, após mais de três anos enfrentando um câncer nos ovários e deixou um filho.