Política

Vamos trazer os prefeitos para dentro do governo, diz secretário

O governador de Roraima, Antonio Denarium, com os secretários de Comunicação, Weber Negreiros, e o de Articulação Municipal, Luciano Castro, que tomaram posse nesta sexta-feira

Dois novos secretários foram empossados na manhã desta sexta-feira (26), em cerimônia que ocorreu no Palácio do Governo. O ex-deputado federal Luciano Castro assumiu a Seampu (Secretaria de Articulação Municipal e Políticas Urbanas) e o designer gráfico e professor Weber Negreiros tomou posse na Secretaria de Comunicação Social.

Luciano Castro, que assume o cargo no lugar de Ilane Henz, disse que pretende intensificar o relacionamento do Governo com os municípios. “Nós vamos primeiro tomar conhecimento da pasta, reestruturar, dar dimensão que merece e trabalhar com os 15 municípios de Roraima. Trazer os prefeitos para dentro do governo, fazer com que a população entenda as ações do governo. Podem ter certeza que em três meses as coisas estarão diferentes no reconhecimento do trabalho do governador”, afirmou.

O designer gráfico e professor Weber Negreiros assume o cargo no lugar do publicitário Doan Rabelo. “O governo vem fazendo um trabalho muito intenso em torno do estado, mas a população tem que começar a ver, começar a sentir o benefício. E por meio da mídia, chegar o mais rápido possível a população, que se reverta em aprovação a imagem do governo”, disse.

Para o governador Antonio Denarium, “a experiência política do Luciano Castro vai possibilitar uma articulação ainda maior”. Sobre a Secom, o chefe do Poder Executivo comentou que a Secom passou por mudanças e o governo fez investimentos na área de comunicação.

“Weber vai pegar uma Secretaria de Comunicação estruturada, com novos equipamentos, novo estúdio, com comunicação visual e com muito trabalho que foi implantado por você [Doan Rabello] e toda a equipe”, disse Denarium em agradecimento ao ex-secretário da Secom, Rabello, exonerado em março.

Ainda conforme fala do governador, serão contratadas, aproximadamente, 20 empresas para executar o serviço de mídia digital. “Um novo processo licitatório já está na CPL [Comissão Permanente de Licitação] e em curto espaço de tempo nós teremos na nossa comunicação um recurso para fazer aplicação e divulgar as atividades do governo”, informou.

Saiba quem são os novos secretários

Weber Negreiros:

O novo secretário de Comunicação, Weber Negreiros Junior, é graduado em Design Gráfico pela Faculdade de Tecnologia e pós-graduado em Marketing e Consultoria Empresarial. Professor universitário de instituições públicas e privadas, participou da coordenação e planejamento de campanhas políticas para o Executivo estadual e Senado, sendo vitorioso em todas as campanhas de 2002 e 2016.

Ocupou os cargos públicos de secretário de Comunicação do Estado de Roraima nas gestões de 2002 e 2010 e secretário de Comunicação da Prefeitura de Boa Vista na gestão 2015-2019 e de 2019 a 2021. Ocupava atualmente o cargo de assessor direto do gabinete do prefeito de Boa Vista.

Luciano Castro:

O novo secretário de Articulação Municipal, Luciano Castro, é formado em Economia e Finanças e Administração de Empresas e tem especialização em Administração Pública. Já exerceu cargo de assessor especial da Presidência da República, em janeiro de 1987, e de secretário de Planejamento do Governo do Território de Roraima, em janeiro 1984.

Foi eleito deputado federal por seis mandatos consecutivos, entre as legislaturas de 1993 a 2015, liderando por três anos as bancadas do PL (Partido Liberal) e do PR (Partido da República), também sendo por seis anos vice-líder do Governo.

Castro também foi secretário de Transportes Terrestres e Aquaviários do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (maio de 2015 a abril de 2018) e membro do Conselho de Administração do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

SEAMPU – A Secretaria de Articulação Municipal e Políticas Urbanas é o elo do Governo do Estado de Roraima com os municípios. Foi criada por meio da Lei Delegada n° 11, de 16 de janeiro de 2003, pelo então governador Flamarion Portela, hoje secretário chefe da Casa Civil. A Seampu tem por finalidade planejar, organizar, definir, coordenar, executar, controlar e avaliar as ações setoriais a cargo do Estado, relativas à política de poio ao desenvolvimento da capacidade institucional e da infraestrutura urbanística, de articulação intergovernamental e de integração regional dos municípios, prestar assistência técnica aos municípios, elaborar e avaliar estudos socioeconômicos e projetos de investimentos.