
Após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar neste sábado (29), em uma rede social que o espaço aéreo da Venezuela deveria ser considerado “totalmente fechado”, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, fez uma manifestação pública ressaltando o patriotismo e a unidade do país, horas depois em seu canal oficial no Telegram.
Trump publicou uma orientação para que companhias aéreas e “traficantes de drogas e de pessoas” considerem o espaço aéreo da Venezuela como fechado.O presidente norte-americano não forneceu detalhes adicionais sobre a medida e encerrou a mensagem apenas com um, “Obrigado pela atenção”.
No mesmo dia e sem mencionar diretamente o anúncio feito pelo Trump, Maduro afirmou que a Venezuela mantém uma história “gloriosa e única” e destacou que o povo sempre se manteve livre “por estar unido sob um só comando”.
O presidente da Venezuela disse ainda que os “tempos da Grande Pátria” retornarão “mais cedo do que tarde”, prometendo uma nova fase de fortalecimento e emancipação dos povos “oprimidos”.
O suposto fechamento sinaliza a possibilidade de operações dos Estados Unidos na Venezuela. Na última quinta-feira (27), o presidente Donald Trump afirmou que iniciará “muito em breve” ações por terra contra narcotraficantes venezuelanos.