Política

Trecho de estrada que liga RR a Guyana deve receber apoio do BNDES

De acordo com Montezano, o estado possui grande potencial para se desenvolver economicamente

Em visita a Roraima o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, concedeu entrevista exclusiva à FolhaBV, onde falou sobre as potencialidades do estado para a expansão da economia.

De acordo com Montezano, o estado possui grande potencial para se desenvolver economicamente, e que o BNDES visa apoiar projetos que atraiam investidores para Roraima, como a construção da estrada que ligará o estado à Guiana.

“A aproximação com o estado acontece de duas formas, primeiro ajudando o estado a se planejar, como no caso da rodovia que sai pela Guiana onde se tem um porto para escoar a produção, esse é um projeto que já começamos as conversas iniciais, por entender que será fundamental para a exportação”, explicou o presidente.

Durante visita a empreendimento que conta com apoio do BNDES (Foto: Jader Souza)

Gustavo Montezano visitou empreendimentos em Roraima, alguns que contam com o apoio financeiro da instituição.

“A segunda forma de atuação do BNDES para ajudar no desenvolvimento dos estados é o financiamento direto, como no caso de uma fábrica de óleo de soja que está instalada em Roraima, e que contou com esse apoio. A terceira é apoiar de forma indireta os pequenos empreendedores ou empresários a terem acesso ao crédito, onde o BNDES dá a garantia para que ele consiga o crédito em uma agência bancária”, acrescentou.

“Nós viemos para conhecer a dinâmica do estado para tentar aproximar o banco do estado. Saio muito otimista porque é um estado ainda não muito conhecido, mas que tem as potencialidades como na agricultura, na questão energética, e ambiental, e ainda por estar situado na Amazônia. O mundo inteiro hoje olha pra Amazônia e quer investir em projetos sustentáveis, é um momento muito especial para o estado”, completou Montezano.