Política

Situação migratória será discutida em audiência pública

A ação ocorrerá na próxima terça-feira, no plenarinho da Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou na sessão desta quarta-feira, 31, o requerimento de autoria do deputado Evangelista Siqueira (PT) que pede a realização de audiência pública para tratar da atual situação da migração de venezuelanos para o estado de Roraima.

A ação deverá ocorrer na próxima terça-feira, 09 de setembro, no Plenarinho Valério Magalhães, a partir das 9 horas. Estima-se que 25 mil venezuelanos ingressaram no País nos últimos seis meses, ultrapassando a fronteira de Pacaraima. Todos os dias, pelo menos 500 venezuelanos formalizam a entrada no Brasil por meio da Polícia Federal.

“Vamos ouvir representantes do Governo do Estado quanto as ações que estão sendo desencadeadas para solucionar ou minimizar a questão da migração de povos da Venezuela para Roraima, dada a crise econômica e política que o País vizinho está enfrentando, como também outros órgãos públicos, a exemplo da Polícia Federal, Ministério Público”, explicou o autor do requerimento.

Para Siqueira, o Estado de Roraima precisa se sensibilizar quanto à problemática, uma vez que inevitável o ingresso de venezuelanos em busca de melhores condições de vida, emprego e dignidade humana.

“Essas pessoas não podem ser simplesmente devolvidas ou expulsas do Brasil. Precisamos adotar medidas de humanização para que a questão não fuja ao controle”, disse.

O deputado complementou ressaltando que o Governo do Estado está realizando levantamento situacional para decretar situação de emergência em Pacaraima, para facilitar o atendimento aos venezuelanos que estão vivendo em condições subumanas.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Deputado Evangelista Siqueira.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.