Política

Senadores e deputados federais comemoram visita de Bolsonaro a Roraima

Bancada roraimense diz que vinda do chefe da República representa o início da solução para problemas antigos do Estado

A visita do presidente Jair Bolsonaro a Roraima foi comemorada pela maior parte da bancada roraimense no Congresso Nacional. Para os parlamentares, a visita foi classificada como um dia histórico, um marco da intenção do governo federal em solucionar problemas crônicos de Roraima, como a questão energética e fundiária. 

Confira a avaliação dos parlamentares sobre o assunto:

Chico Rodrigues (DEM)

“A visita do Presidente Bolsonaro foi importante para anunciar dois grandes feitos para Roraima. Primeiro para inauguração da energia térmica (a gás), portanto energia não poluente de Jaguatirica, gerando 70 % da energia consumida do Estado, e segundo, anunciando a obra sonhada pela população que é a Energia de Tucuruí, interligando definitivamente Roraima ao sistema nacional. Nessa obra, tivemos uma participação determinante pois no início do Governo JB, a bancada federal cobrou do presidente uma promessa dele de campanha, e que agora será a redenção econômica de Roraima.”

Messias de Jesus (Republicanos)

“A vinda do presidente Bolsonaro a Roraima é pra resgatar é a esperança do nosso povo. Trinta anos nós brigando por essas terras, e parlamentares federais como o ex-senador Romero ‘Caju’ enganando a população, mentindo para o povo de Roraima. (…) Uma lei de autoria do deputado Jhonatan de Jesus, a Lei 14.004, transfere as terras em definitivo para o Estado de Roraima, e o presidente traz hoje essas terras para o nosso estado. O presidente também traz pra nós um sonho que é o Linhão de Tucuruí, que o ex-senador também ficou anos e anos aí prometendo isso, marcando até data até de inauguração e nunca aconteceu. E nós em dois anos, junto com presidente Bolsonaro, a bancada federal está resolvendo esse problema e a obra será construída em no máximo três anos”.

Telmário Mota (Pros)

“Nós apresentamos um ofício ao presidente é pedindo que seja implantado no Estado de Roraima o primeiro Instituto Indígena no Brasil e na América Latina, que ficaria no Contão. Também a retirada da Flona Jauaperi, que ficou a previsão pra novembro. Além disso, também um outro conjunto de trabalho, a recuperação da BR-174, a pavimentação da 401 de Bonfim para Normandia, e também a BR-210, que sai de Entre Rios até Caroebe. É um conjunto de ações de obra do governo federal que marca toda uma história”.

Jhonatan de Jesus (Republicanos)

“Nós estamos falando dos dois principais problemas que o estado de Roraima enfrenta há mais de 30 anos: a questão das terras, que foi resolvido com uma lei de minha autoria e aprovada pelo Congresso, e agora o presidente Bolsonaro está vindo entregar 13 glebas. Isso representa a totalidade da suas terras repassadas ao estado. É mais capacidade do estado investir, mais produtores fazendo com que o estado possa se desenvolver através do seu potencial agrícola. A energia, que muitos há anos  prometem resolver o problema do Linhão de Tucuruí e o presidente Bolsonaro, depois de muita luta, conseguiu a emenda do senador Messias na MP da Eletrobrás, que deu segurança jurídica para que o presidente conseguisse, junto com a equipe de governo, anunciar hoje a pedra fundamental do Linhão de Tucuruí”.

Ottaci Nascimento (Solidariedade)

“O presidente comemorou com o nosso estado de Roraima os seus mil dias de mandato e também traz pra gente a realização de um sonho, que é a ordem de serviço da obra do Linhão de Tucuruí, um anseio da população para o desenvolvimento do nosso Estado. Também traz outra demanda do nosso Estado, que era liberação das glebas da União para o governo. Isso vai possibilitar aos agricultores, a população que tem os seus lotes, que é dona de suas fazendas, a ter o título definitivo. Também destaco uma série de programas como o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, o que vai fazer com que a produção do nosso estado possa chegar mais ainda naqueles que tanto precisam. Tenho certeza que nosso estado vai ficar ainda mais forte, ainda mais feliz com todas essas ações”