Senador declarado de oposição ao Governo Lula, Mecias de Jesus (Republicanos-RR) declarou apoio à indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Nas redes sociais, o parlamentar disse acreditar na “capacidade técnica” e “competência” de Messias, destacando que tem feito “um grande trabalho” na Advocacia-Geral da União (AGU).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Vou votar e trabalhar para que ele seja eleito ministro do Supremo”, disse o senador aprovado para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas (TCE-RR), afirmando que a escolha de um ministro do Supremo “exige equilíbrio, preparo e compromisso com o país”.
Aos 45 anos, Jorge Messias é o favorito de Lula (PT) para suceder Luis Roberto Barroso, que se aposentou. O presidente, entretanto, precisa oficializar a indicação ao Senado. Quando isso ocorrer, o candidato será sabatinado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
Depois, o colegiado emitirá um parecer a ser submetido à votação dos deputados do colegiado e, caso aprovado, a indicação será encaminhada para votação em plenário. Caso ao menos 41 dos 81 senadores votem favoráveis, a indicação seguirá para nomeação do presidente.
O candidato para ministro do STF deve ter entre 35 e 75 anos, ter notável saber jurídico e reputação ilibada. Se aprovado para a vaga, Jorge Messias poderá ficar 30 anos no Supremo.