A candidata Jane Cruz pediu a anulação do processo eleitoral que resultou na vitória de Benedito Paulo de Albuquerque como presidente estadual do PT para 2025-2029. Ele recebeu 228 votos (82,91% dos votos válidos), enquanto ela teve 47 (17,09%).
Para Jane, graves irregularidades comprometeram a lisura e a igualdade do pleito. Assim, ela pede nova eleição sob fiscalização direta das duas chapas, apuração disciplinar dos responsáveis pelas falhas e documentos que sustentam sua denúncia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Folha BV pediu esclarecimentos da comissão eleitoral, mas foi orientada por ela a buscar o presidente estadual Evangelista Siqueira. Ele, no entanto, ainda não respondeu.
Em nota (que pode ser lida completamente ao final da reportagem), Benedito Albuquerque classificou as denúncias como “infundadas”, afirmou que sua chapa venceu de forma transparente, ética e legal, e que o resultado foi reconhecido pela direção nacional do PT.
Ademais, destacou que sua campanha priorizou o “corpo a corpo com a militância”, diferente de outras que, segundo ele, se limitaram às redes sociais. Por fim, disse acreditar no indeferimento do recurso da adversária.
As irregularidades
No recurso que apresentou à comissão eleitoral, Jane Cruz cita falha no pré-credenciamento de eleitores, em que apoiadores da chapa dela teriam sido excluídos da lista e impedidos de votar, enquanto filiados irregulares participaram da votação.
A segunda colocada na eleição disse que a própria chapa possuía 89 membros, mas teve apenas 46 válidos além do dela.
“Será que nem minhas pessoas de chapa votariam em mim?”, indagou à Folha BV.
Ela ainda diz que o problema causou desistências de votantes que chegaram a comparecer à sede do PT.
Ademais, informou que conseguiu registrar mais de 400 filiações no partido dentro do prazo, “mas, estranhamente, a maioria não constava no ‘pré-cadastro’”.
Ainda no recurso, Jane denunciou que seu nome foi apresentado de forma diferente na cédula, o que teria confundido os eleitores.
Além disso, disse que teve acesso negado à ata da eleição e às imagens das câmeras de segurança da sede do partido – onde poderia verificar quem tentou votar.
“A resposta que recebi era de que as câmeras não funcionam há tempos e não tiveram tempo hábil para consertá-las. Como não tiveram, se no início da campanha, perguntei? Inclusive, na última reunião, não fizeram a ata justamente pra não relatar esse meu questionamento”, disse.
Jane Cruz ainda mencionou uma propaganda irregular de Benedito Paulo no dia da eleição, em que o banner do rival estampava a fachada da sede do partido.
Ela também questiona a divulgação de materiais de campanha do adversário em grupos institucionais no WhatsApp durante o pleito.
A candidata ainda se diz prejudicada pelo tratamento desigual nas redes sociais do PT de Roraima, porque seus conteúdos foram apagados enquanto os de outros candidatos permaneceram visíveis.
Nota completa de Benedito Paulo Albuquerque
“Diante de acusações infundadas sobre suposto favorecimento e uso indevido da estrutura partidária nas eleições internas do Partido dos Trabalhadores em Roraima (PED 2025), o presidente eleito, Benedito Paulo Albuquerque, vem a público esclarecer:
Desde 2002, sua trajetória política sempre foi pautada pela transparência, ética e pelo compromisso com o fortalecimento da democracia partidária, respeitando integralmente os princípios e regulamentos do PT.
O resultado das eleições é público, amplamente conhecido e ocorreu dentro da legalidade e institucionalidade previstas no regulamento do PED. Caso haja qualquer questionamento quanto ao processo, orientamos que seja feito de forma regimental, por meio de recurso formal às instâncias competentes, conforme prevê o estatuto partidário
A campanha da chapa vencedora foi conduzida de forma limpa, militante e presencial, respeitando a tradição do PT de diálogo direto com a base. Contamos com o apoio ativo de centenas de filiados e filiadas em todo o estado, conforme demonstram os registros fotográficos anexos. Obtivemos uma votação expressiva nos municípios de Boa Vista, Mucajaí, São João da Baliza e Rorainópolis, fruto de uma estratégia voltada ao conjunto do partido.
Diferentemente de candidaturas que se limitaram à atuação nas redes sociais, nossa campanha priorizou o corpo a corpo com a militância, marca histórica dos processos eleitorais do PT, reafirmando que o filiado é o verdadeiro protagonista das decisões internas do partido.
Reafirmamos o compromisso do PT em Roraima com a democracia interna, com a pluralidade de opiniões e com a valorização da luta da classe trabalhadora em nosso estado.
Por fim, confiamos que o recurso apresentado pela chapa adversária carece de fundamentos concretos e será indeferido pelas instâncias superiores. A vitória obtida, com 293 votos a favor e apenas 48 contra é reflexo da construção de uma ampla coalizão interna, formada em aliança com diversas forças políticas do partido, entre elas: Esquerda Popular Socialista (EPS) Democracia Socialista (DS), Resistência Socialista (RS), Militância Socialista (MS) e Construindo um Novo Brasil (CNB), congregando 5 tendências, unidade que refletiu no resultado eleitoral, “inclusive, a vitória foi reconhecida pelo PT nacional que publicou nesta sexta-feira em suas redes sociais”.
Seguimos firmes na defesa de um PT unido, combativo, comprometido com os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras do nosso estado e do nosso país.
Benedito Paulo Albuquerque
Presidente Eleito do PT-RR”