Política

Secretaria de Cultura tem novo gestor

Marksjohnson Castro Ferreira ocupava o cargo de Diretor de Promoção Cultural na própria Secretaria

Mais uma vez houve mudanças no primeiro escalão do governo do estado. A Secretaria Estadual de Cultura (Secult) tem novo gestor, Marksjohnson Castro Ferreira, que era diretor de Promoção Cultural na pasta, ocupada anteriormente de forma interina por Tânia Soares.

De acordo com o novo secretário, Roraima vem enfrentando uma crise financeira e a forte onda migratória dos últimos anos. “Esse cenário de crise demanda mais atenção aos serviços públicos essenciais, o que pode prejudicar num primeiro momento a cultura roraimense, por isso a atuação da Secult deve ser proativa”, destacou Ferreira.

Ainda segundo ele, uma das principais metas de sua gestão será a composição de um banco de projetos e a articulação de parcerias públicas e privadas. “Nossa prioridade será a revitalização dos nossos espaços culturais que estão em situação calamitosa, além do fortalecimento de políticas públicas voltadas à valorização dos bens culturais materiais e imateriais do estado”, pontuou.

Sobre a Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o secretário afirmou que ela precisa ser repensada. “Precisamos repensar no sentido de ampliar as possibilidades de apoio às iniciativas artístico-culturais e da economia criativa da cultura, essa deve ser uma gestão marcada pela participação e colaboração, principalmente dos segmentos culturais da sociedade civil”, finalizou.